Este é o primeiro post deste ano de 2020 no blog, por isso: BOM ANO PARA TODOS! Que seja com saúde – para podermos comer de tudo 😀 Que seja também de muitas concretizações e sonhos realizados. Temos que fazer por isso pois, se cada um fizer a sua parte, as coisas acontecem! Não fiquemos à espera que façam por nós ou a queixarmo-nos sobre o que não acontece ou a sorte que não nos bate à porta. Os problemas e os momentos menos bons acontecem na vida de todas as pessoas. A diferença, na maioria das vezes, está na forma como lidamos com isso. Faço votos de que tenham sempre energia e um sorriso para encarar os momentos mais difíceis. Nem sempre estamos maravilhosos e felizes, mas tentar manter sempre um sorrisinho… nem que seja na alma, ajuda. Ajuda muito! É isso que também desejo para mim e para os meus, a minha gente, as minhas pessoas, aqueles que amo, incluindo os cãezinhos cá de casa, que agora já são dois. Tenho um casalinho, é verdade, a Brownie e o Ben 😉 O ano de 2019 trouxe mais um piratinha peludo cá para casa e isso foi uma alegria! Esperemos agora – e façamos por isso! – que o ano de 2020 também traga coisas boas e motivos para sorrir. Eu vou tentar trazer-vos o máximo de receitas possível. Apesar da vida profissional cada vez me deixar menos tempo para o blog, prometo continuar com algumas receitas e sugestões enquanto fizer isso com um sorriso e sentir que vocês também sorriem aí desse lado. Agradeço a todos o carinho que têm demonstrado até agora! Continuem a deixar os vossos comentários no Facebook e Instagram. Conto com todos neste novo ano!
Ingredientes
10 claras
250 gr de açúcar (25 gr por cada clara)
Caramelo e laranja qb
Para o caramelo: Coloque 100 gr de açúcar branco num tacho com 2 colheres de sopa de água, leve ao lume e deixe formar ponto de caramelo a seu gosto (quanto mais escuro, mais amargo vai ficar). Não mexa com uma colher para não cristalizar, vá só agitando o tacho. Quando estiver em ponto de caramelo, junte 1 colher de sopa de manteiga e 200 ml de nata. Tenha cuidado para não se queimar porque o caramelo vai ferver em bolhas quando receber os elementos frios. Neste momento baixe o lume e mexa para misturar bem durante um a dois minutos. Junte a raspa da casca de uma laranja. Misture, retire do lume e deixe arrefecer.
Preparação do Molotof
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC e coloque lá dentro um tabuleiro com uma altura de 4 dedos de água. O objetivo é a água ir aquecendo para quando colocar o molotof não existirem diferenças de temperatura. Bata as claras em castelo até ficarem firmes. Comece numa velocidade média e vá aumentando. Quando começarem a ficar firmes, vá adicionando o açúcar aos poucos. Quando tiver todo o açúcar incorporado, deixe bater mais uns 5 a 7 minutos numa velocidade alta até ter picos bem firmes. Unte uma forma com caramelo líquido. Depois de ter a forma bem untada, vá despejando colheradas de merengue e calcando para não ficarem bolhas de ar dentro do molotof. Depois da forma cheia com todo o preparado, coloque-a no tabuleiro com água que pré-aqueceu no forno (o molotof vai cozer em banho-maria) e leve ao forno um minuto por cada clara, neste caso, 10 minutos. No fim do tempo exato, desligue o forno, mas deixe o molotof lá dentro uma meia hora para não baixar. Depois deixe mais 20 minutos com a porta do forno entreaberta e só depois o deve retirar. Desenforme ainda um pouco morno e leve ao frio para refrescar. No momento de servir, guarneça com laranja e o caramelo. No fim ainda polvilhei com um crocante de bolacha de caramelo esmigalhada (podem usar frutos secos caramelizados ou algo que dê textura e conjugue bem com o sabor do caramelo).
Dicas e notas:
- As claras podem ser congeladas, eu tinha estas congeladas desde o Natal e aproveitei-as agora. Até as podem começar a batê-las ainda bastante frias ou meias congeladas, não tem importância. Ficam muito firmes.
- O que este molotof tem de especial é o aroma da laranja, fica extraordinário, dá um toque completamente diferente ao caramelo.
- Se pretenderem ainda mais aroma a laranja, juntem umas raspas também às claras quando as estão a bater.
- Tenham o forno mesmo a 180º com o tabuleiro de água já lá dentro para que a água esteja quente quando o molotof começar a cozer.
- Enquanto forem enchendo a forma de preparado de claras, vão batendo na bancada para que alguma bolha de ar se liberte e não existam espaços de ar no meio do molotof.
Bom apetite!