• Facebook

 

mil folhas de bacalhau e cogumelos
  • Facebook
Adoro pratos de bacalhau em que este ingrediente fica cremoso e misturado com sabores que conjugam bem. Este mil folhas tem a crocância da massa philo, o salgado do bacalhau e a suavidade dos cogumelos. É um prato cheio de sabor, que fez muito sucesso aqui em casa!

Ingredientes para 4 pessoas

2 postas de bacalhau grandes
1 cebola
2 colheres de sopa de farinha
1,5 dl de leite
Sal e pimenta qb
Azeite qb
400 gr de cogumelos a gosto (brancos, castanhos, shitake, etc)
1 alho francês (aproveite ao máximo as folhas verdes)
1 colher de sopa de sementes de papoila
8 folhas retangulares de massa philo + azeite para pincelar

Preparação

Comece por desfiar o bacalhau, retirando todas as peles e espinhas. Numa frigideira coloque um generoso fio de azeite. Junte a cebola em rodelas e o dente de alho laminado. Deixe refogar até a cebola amolecer sem ganhar cor. Junte o bacalhau e deixe cozinhar para este absorver o sabor. Ao fim de uns 4 minutos, vá juntando o leite e polvilhando com farinha para obter um preparado cremoso. Prove e retifique temperos, se necessário, nomeadamente juntando um pouco de pimenta. Reserve este preparado.

Numa frigideira coloque mais um pouco de azeite e salteie o alho francês cortado em rodelas e os cogumelos laminados. Tempere com sal e pimenta. Depois d epronto, deixe arrefecer, pelo menos até ficar morno.

Para montar o prato: pincele um tabuleiro de forno com azeite, coloque uma folha de massa philo, pincele com azeite e coloque outra por cima. Disponha o preparado de bacalhau. Cubra com uma folha de massa philo, pincele com azeite e disponha a outra folha de massa. Disponha por cima o preparado de cogumelos. Termine com uma folha de massa philo, pincele com azeite, coloque outra folha de massa, volte a pincelar com azeite e polvilhe um sementes de papoila. Leve ao forno pré-aquecido a 170º durante 15 a 20 minutos ou até a massa estar douradinha e estaladiça. Sirva com uma salada verde.

Bom apetite!