As Dicas da Paparoca de hoje são sobre a banana, uma fruta de que quase toda a gente gosta. Conhecem alguém que não goste de banana? 😉 A banana é das primeiras frutas que introduzimos na alimentação dos bebés e é um alimento que nos deve acompanhar para toda a vida. Mesmo para quem quer perder peso ou mantê-lo estável, a banana não é esse demónio que muitas vezes pintam. Cada 100 gr de banana tem apenas 96 calorias (uma banana média tem cerca de 150 gr). Pelo facto de fornecer energia, vai deixar-nos saciados, além disso tem imensos benefícios para a saúde. É um alimento muito bom para os músculos, pelo que é indicado para quem pratica exercício físico. É uma das coisas que gosto de comer ao lanche antes das aulas de pilates: ingiro estes hidratos, mas vou queimá-los de seguida, é energia da boa! E compro sempre bananas da Madeira!
Deixo-vos agora algumas informações e dicas sobre esta fruta doce e macia e, no fim do artigo, podem ver a receita dos Muffins de Banana e Aveia, que ficaram maravilhosos, muito húmidos por dentro, macios, fofos! É mesmo uma receita vencedora, obrigatório experimentar para os lanches das crianças e para os graúdos também, claro que sim 😉
Benefícios das bananas para a saúde
- Contêm potássio, que regula os níveis de açúcar no sangue e beneficia muito o sistema circulatório (o potássio tem função vasodilatadora).
- Bons níveis de potássio no organismo também auxiliam o sistema nervoso, a memória e a capacidade de aprender porque o potássio é essencial para a condução elétrica dos neurónios.
- São antioxidantes e preventivas de cancro (principalmente quando estão maduras).
- Contêm magnésio, que é muito importante para o sistema muscular: para evitar cãibras por exemplo.
- Contêm muita Vitamina E, que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda a equilibrar os níveis de colestrol e tem uma ação antioxidante no organismo.
- A Vitamina E também é benéfica para pele e para o cabelo.
- Contêm vitaminas do complexo B, que são benéficas para vários aspetos do nosso organismo, nomeadamente a prevenção da anemia e a redução dos sintomas pré menstruais.
- As bananas evitam a azia porque funcionam como antiácidos no estômago.
Dicas
- Congelar a banana: sim, é possível, mas fica escura. Depois de congelada já só a uso em batidos ou sumos, pois fica feia e muito mole. Só congelo as bananas quando vejo que estão muito maduras e se vão estragar. Depois uso-as em batidos, de outra forma, ficam intragáveis para comer.
- Conserve as bananas à temperatura ambiente e longe das outras frutas porque, se as bananas estiverem juntas, vão amadurecer os outros frutos mais rapidamente.
- A banana alivia o TPM! Mulheres, leram bem, este alimento atenua os sintomas da tensão pré menstrual porque contém muitas vitaminas do complexo B. O potássio também é benéfico para diminuir o inchaço e a retenção de líquidos.
- A banana ajuda a dormir melhor porque a vitamina B6 ajuda a manter o nosso mecanismo de descanso regulado e saudável.
Utilizações
A banana pode ser comida crua ou utilizada em pratos salgados e, principalmente, doces. Uma das sobremesas mais simples, que adoro fazer e a que recorro quando não tenho nada preparado e preciso de uma sobremesa de última hora, é a tradicional banana flambe. Coloco um pouco de manteiga na frigideira, as bananas e açúcar mascavado e deixo caramelizar. Junto um pouco de rum e deixo flamejar. Fica delicioso e ainda melhor se for acompanhado de gelado, servido com o molho quente por cima.
A banana é um ótimo ingrediente para bolos (receita de bolo de banana e chocolate) ou pães doces. Também é excelente para preparar sumos (receitas de sumos detox) e batidos, bem como gelados. Como é uma fruta com bastante doce, as sobremesas feitas com banana necessitam de menos açúcar adicionado. Desta vez fiz uns muffins, que ficaram húmidos e super fofos por dentro. A doçura da banana e da aveia possibilitaram diminuir a quantidade de açúcar esta receita e, se quiserem, podem experimentar fazer ainda com menos (70 a 80 gr de açúcar). Tomem nota da receita!
MUFFINS DE BANANA E AVEIA
Ingredientes para 12 unidades
2 bananas
100 gr de açúcar amarelo
130 gr de flocos de aveia integral
2 ovos inteiros tamanho L
0,5 dl de óleo de girassol
1 colher de chá rasa de fermento em pó
1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
Preparação
Pré-aqueça o forno a 175º. Coloque todos os ingredientes, exceto o fermento e o bicarbonato, no liquidificador ou num processador de alimentos (também podem triturar com a varinha mágica). Triture tudo até as bananas estarem completamente desfeitas e tudo envolvido. Junte o bicarbonato e o fermento e volte a triturar 30 segundos para envolver. Coloque as forminhas de papel nas formas de queques e encha-as com o preparado (cerca de 3 colheres de sopa em cada forminha). Leve ao forno a cozer a 175º durante 30 minutos. Bom apetite!