Começo este post por dizer que se come muito bem no Algarve! Esqueçam lá isso do antigamente, de que não se comia bem por terras algarvias ou de que toda a comida é feita a pensar nos estrangeiros. É claro que há locais com menús muito “british style”, mas isso vê-se logo, ou seja, é preciso saber escolher! Pessoalmente tenho muito boas experiênias e algumas – poucas – menos positivas. A gastronomia algarvia é deliciosa e diversificada, não se esgotando na sardinha assada (que por si só é uma maravilha!). Peixes, mariscos, xerém – uma delícia quando bem feito – batata doce, o figo, a amêndoa, a laranja… o tomate coração de boi, que é a melhor coisa para fazer um salada feliz e a mim também 🙂 Os produtos são tantos e a variedade de utilização tão vasta, que é impossível não se gostar. As sobremesas à base de amêndoa são divinas, é das coisas que mais aprecio por terras algarvias. Também há sobremesas com alfarroba boas, mas não fazem as minhas preferências. Gosto mais da amêndoa e dos figos, misturados em doces com ovos e açúcar no ponto, tudo o que é bom na nossa doçaria conventual. A laranja algarvia também tem fama e fez jus à fama que tem, pois é doce e sumarenta, perfeita para sumos fresquinhos e também para aromatizar sobremesas. Esta tarte que vos sugiro hoje é a minha inspiração de mais umas férias no algarve e da conjugação destes três ingredientes deliciosos: amêndoa, figo e laranja. Experimentem porque vale a pena, já entrou no top dos melhores doces que já fiz!
Para quem gosta deste tipo de sobremesa, sugiro que espreitem esta receita de Torta de Amêndoa ou esta Torta de Amêndoa e Laranja e ainda esta Tarte de Amêndoa e Figo.
Ingredientes
100 gr de amêndoa granulada
100 gr de amêndoa em pó (farinha de amêndoa)
300 gr de açúcar + 1 dl de água
9 gemas de ovos + 3 ovos inteiros
2 colheres de sopa de mel
Raspa de uma laranja grande
3 figos secos
50 gr de manteiga sem sal
Figos frescos e laranja para guarnecer
Preparação
Coloque o açúcar com a água num tacho e leve ao lume até atingir ponto de fio forte (105º). Retire do lume e junte toda a amêndoa, mexa bem. Junte também a raspa de laranja e o mel. De seguida, junte a manteiga para arrefecer um pouco a pasta de açúcar e amêndoa. O preparado já não volta ao lume. Vá adicionando as gemas de ovos uma a uma e mexendo sempre para misturar bem. Junte, por fim, os ovos inteiros e os figos secos cortados em pedacinhos pequenos e volte a misturar.
Forre uma forma de tarte com papal vegetal untado com manteiga. Verta o preparado na forma e leve a cozer durante 20 minutos ao forno pré-aquecido a 220º com as duas resistências ligadas (sem ventilação). No momento de servir, junte a fruta fresca. Quando não estivermos na época dos figos, junte apenas a laranja e também pode guarnecer com amêndoa laminada ligeiramente torrada.