bolo de avelã com creme de pasteleiro
  • Facebook
O maridão diz que foi o melhor bolo de aniversário de sempre! Ainda bem, porque foi o bolo que assinalou os 50 anos dele, o meio século da pessoa mais maravilhosa do mundo, da minha cara-metade, do meu companheiro!
Apesar de confinados, os dias foram de festa por aqui e todos os amigos e familiares se juntaram a nós de várias formas (a tecnologia ajuda muito!) para partilhar amor e amizade. Quando queremos acarinhar alguém, nada nos impede, nem a distância, nem a pandemia. Os sentimentos foram partilhados… mas as paparocas, incluindo o bolo de aniversário, ficaram aqui só entre nós dois 😉 para grande infelicidade dos amigos, que exigem ser recompensados quando desconfinarmos. Pessoal, está prometido! Vai ser festança e comidinhas até cair!
O bolo estava mesmo fantástico, com muito sabor a avelã (que o Rui adora!) e creme de pasteleiro caseiro, top! As fotografias não são as mais aprimoradas, pois o tempo era de usufruir o momento e as fotos ficaram para segundo plano, mas não quis deixar de partilhar convosco porque o bolo ficou mesmo estupendo! Cremoso, guloso, húmido, espetacular. O creme também é delicioso, seja na versão simples, seja misturado com queijo creme. Bom apetite e bons bolos para todos, mantenham-se em segurança!

Ingredientes

Bolo:
100 gr de manteiga sem sal
280 gr de açúcar
100 gr de avelã moída em farinha (costumo comprar no Aldi)
150 gr de farinha de espelta
6 claras de ovo
1,5 dl de leite morno
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Creme: 6 gemas, 6 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de maizena, 4 dl de leite, 100 gr de queijo creme tipo Philadelphia

Preparação

Bater bem a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicionar a avelã e, depois, a farinha e o leite morno de forma intercalada, misturando bem. Bater as claras em castelo. Envolver as claras na massa e juntar o bicarbonato. Despejar o preparado numa forma redonda sem buraco (24 cm) e levar ao forno pré-aquecido a 190ºC durante cerca de 30 minutos.
Para o creme: misturar bem as gemas com o açúcar. Dissolver totalmente a maizena no leite frio e juntar aos ovos. Levar ao lume num tachinho e mexer bem em calor médio até engrossar, de forma a obter um creme espesso e sem grumos. Deixar arrefecer o creme totalmente antes de usar.
Usei metade deste creme para rechear o bolo e misturei a outra metade com o queijo creme, usando para barrar o bolo, fica uma maravilha e fica mais espesso e fácil de usar para barrar bolos. Decorei o bolo com avelãs torradas.
Bom apetite!