Esta receitas de Bolo de Bolacha é uma das nossas receitas de família e era o bolo preferido do meu avô. A minha mãe conta que era um bolo sempre presente nas festas de aniversário. Eu adoro esta versão tradicional do bolo de bolacha, com creme de manteiga e sabor a café, e não alinho muito em variações. Os meus truques para o bolo ficar delicioso são usar sempre bolacha Maria torrada, não adoçar o café que embebe a bolacha e pôr muita amêndoa torrada no fim. Fica maravilhoso…
Ingredientes para um bolo grande:
3 pacotes de bolacha Maria torrada (uso sempre torrada, fica muito melhor)
400 gr de manteiga sem sal
300 gr de açúcar fino para bolos (é o melhor para cremes por ser mais fino e desfazer-se melhor juntamente com os outros ingredientes)
2 chávenas de chá de café forte + meia chávena de leite magro
250 gr de amêndoa palitada ou laminada
Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar. Tenha o café misturado com o leite apenas ligeiramente mornos, este líquido não deve estar demasiado quente. Eu não gosto de juntar açúcar a esta mistura de café com leite para que o sabor do café sobressaia mas, se preferir, pode adoçar.
Coloque o líquido num prato de sopa e vá embebendo as bolachas sem que se desmanchem e colocando-as no prato onde vai servir o bolo. Vá barrando cada camada de bolacha com creme, ou seja, coloque uma camada de bolacha sempre intercalada de uma camada de creme até terminar ambos. Termine com creme. Barre o bolo todo à volta e polvilhe com amêndoa em palitos previamente torrada no forno. Para torrar a amêndoa, deixe-a bem espalhada num tabuleiro de forno a 180ºC durante cerca de 10 minutos, mas controle antes para não deixar queimar.
Pessoalmente gosot de levar o bolo ao frio para ganhar alguma consistência, mas pode servir à temperatura ambiente. É muito bom acompanhado de café.
Dicas: pode aromatizar o creme de manteiga com um pouquinho de aroma de baunilha (meia colher de café) ou mesmo com um pouco de café.