Esta noite de Halloween vai ser comemorada cá por casa com um jantar de petiscos outonais e um bolo assustadoramente bom!! A receita é do livro do Chef Gordon Ramsay, “Cozinhar para os Amigos”, e as decorações são simples gomas onde desenhei (na parte de trás) os olhos e bocas com uma caneta de tinta comestível de chocolate. Desta forma transformei ovos estrelados em fantasminhas 😉 Se não tiverem destas canetas (ver foto), podem desenhar com um bocadinho de chocolate derretido ou com topping de chocolate daquele que se vende em qualquer supermercado.
Tenham uma noite das bruxas assustadora e muito deliciosa. E, já agora, um excelente fim de semana para todos!

Ingredientes:
170 gr de manteiga sem sal
170 gr de açúcar
3 ovos grandes
Meia colher de chá de essência de amêndoa (usei aroma de amêndoa, vende-se em qualquer supermercado)
100 gr de amêndoa moída
100 gr de farinha com fermento
4 colheres de sopa de café expresso frio
Meia colher de chá de fermento em pó
Açúcar em pó para polvilhar
 

Preparação:
Pré aqueça o forno a 160ºC. Numa tijela bata a manteiga com o açúcar com batedeira elétrica até obter uma mistura leve e fofa. Acrescente os ovos, um a um, e vá incorpando bem. Quando estiver bem incorporado, bata com a batedeira elétrica por 2 minutos numa velocodade média/alta. Depois junte a essência de amêndoa e misture bem. Incorpore as amêndoas moídas e 2 colheres de café. Peneire a farinha e o fermento em pó e incorpore-os na massa. Finalmente adicione o restante café e misture. Não bata demais a massa nesta altura para a farinha não a tornar rija.
Unte uma forma redonda de fundo amovível e deite lá a massa. Leve ao forno 50 minutos (faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido).
Depois de arrefecer ligeiramente desenforme, removendo a parte amovível da forma.
Polvilhe com açúcar em pó e sirva. É um bolo muito saboroso para acompanhar café ou chá.
NOTA: este bolo não ficou muito alto porque fiz numa forma de 26 cm e a receita indicava fazer numa de 20 cm.