Fiz estas queijadas com a intenção de juntar dois ingredientes que adoro: requeijão e cerejas! Adoro queijo em geral e também gosto muito de requeijões e queijos frescos. Confecionei estes doces com o requeijão tradicional da marca Saloio, que teve a simpatia de me enviar um cabaz de produtos para eu experimentar. As cerejas foram trazidas do Mercado Oitocentista que decorre este fim de semana em Arruda dos Vinhos. Havia uma banca com cerejas enormes e com excelente aspeto às quais não consegui resisistir e pronto, foi assim que surgiu a idea das queijadas 🙂
Tenham um bom fim de semana!
Ingredientes:
1 Requeijão Tradicional Saloio (170 gr)
250 gr de açúcar
50 gr manteiga sem sal amolecida
Sumo de 1 laranja não muito grande
4 ovos
60 gr de farinha de trigo com fermento adicionado
150 gr de cerejas (pesadas com caroço e posteriormente descaroçadas)

Preparação:Bater o açúcar com a manteiga na batedeira elétrica ou à mão até tudo se misturar bem. Juntar as gemas dos ovos uma a uma e continuar a bater até obter uma mistura fofa e homogénea.
De seguida juntar o sumo da laranja e o requeijão previamente esmagado com um garfo. Bater mais um pouco, retirar da batedeira e envolver a farinha peneirada. Envolver delicadamente as claras batidas em castelo. Por fim, juntar as cerejas descaroçadas.
Untar e polvilhar com farinha as formas de queijadas ou queques. Deitar colheradas de massa nas formas não as enchendo totalmente (de forma a ficarem a 80% da capacidade)
Cozer em forno pré aquecido a 180º durante 40 minutos. Se notar que as queijadas estão a ficar demasiado tostadas, tapa com papel vegetal ou folha de alumínio. Deixar arrefecer completamente antes de desenformar.
Servir com uma bola de gelado de baunilha ou simplesmente com mais cerejas frescas.

Bom apetite e bom fim de semana!