O falafel é uma receita originária do Médio Oriente, sendo muito popular em vários países arábes e, entretanto, em todo o mundo. Foi um prato que ganhou fama mundial e percebe-se porquê. O falafel é simples, prático de fazer e de comer e um excelente substituto da carne ou peixe. Normalmente os falafel são fritos, mas estes também podem ser preparados do forno, assando 10 a 12 minutos de cada lado a 180º. Os que mostro na foto foram fritos. Em relação à prepração da massa, a base é sempre o grão de bico cozido, a partir daí podemos variar os temperos a nosso gosto. A cebola e os alhos são indispensáveis, bem como algum ingrediente seco (farinha ou sementes moídas) para dar a textura certa à massa. Também existem receitas de falafel com farinha de grão de bico em vez do grão cozido.
DICAS: Podem fazer os falafel e congelar, para os terem à mão para uma refeição rápida sempre que queiram. Acompanha bem com uma salada e com molhos frescos, como molho de iogurte ou uma boa maionese caseira – veja AQUI como fazer maionese caseira.
Fiquem com a receita destes falafel deliciosos e experimentem para uma refeição mais alternativa, sem carne ou peixe. As Dicas da Paparoca têm o patrocínio da Candy.
Ingredientes
1 frasco de grão de bico já cozido
2 dentes de alho
1 cebola pequena a média
Sumo de meio limão
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta qb (Também pode misturar 1 colher de sobremesa de especiarias moídas, eu juntei especiarias marroquinas – junte a seu gosto e pouco de cada vez para poder provar e retificar temperos. Os cominhos ficam muito bem aqui.)
Salsa e cebolinho frescos qb (cerca de 2 colheres de sopa de ervas picadas finamente)
3 colheres de sopa de linhaça dourada moída
1 colher de sopa de farinha de milho
Preparação
Numa picadora ou processador de alimentos coloque o grão, a cebola, os alhos, as ervas frescas, as especiarias, o sumo de limão e o azeite. Triture tudo até obter uma pasta. Coloque esta pasta numa tigela grande e junte a farinha e a linhaça moída. Amasse bem e forme bolas que caibam bem na palma da mão. Achate as bolas ligeiramente para obter uma espécie de discos grossos. Disponha estes bolinhos num tabuleiro de forno e leve a assar cerca de 20 a 25 minutos a 180º. Deve virar os bolinhos a meio do tempo. Se optar por os fritar, é melhor levar ao congelador durante 30 minutos para ficarem mais firmes e depois fritá-los.