Comecei a apanhar os figos da nossa figueira há cerca de uma semana. Ali, em plena serra de Montejunto, são mais tardios, mas quando a árvore nos brinca com os frutos, eles são excelentes! São figos pingo de mel, muito doces. Só os apanho quando estão madurinhos, com o melaço a pingar. Todos os anos faço este doce maravilhoso – podem ver a receita AQUI – que costumo servir com queijos.
como tento diversificar as formas de utilizar os figos, às vezes procuro receitas e desta vez encontrei esta no no blog Casal Mistério, sendo que eles indicavam a receita original, que podem ver AQUI, no blog Broma Bakery. Fiz ligeiras adaptações, nomeadamente retirando o açúcar e a noz da base, e é assim que vos apresento este cheesecake de forno com figos frescos!
Ingredientes
Para a base: 300 gr de bolachas integrais, 100 gr de manteiga amolecida, 50 gr de açúcar (opcional)
Para o creme: 350 gr de queijo creme, 2 ovos grandes, 1 colher de sobremesa de essência de baunilha, 1 pitada de sal, 100 gr de mel
Preparação
Triture as bolachas com a manteiga e o açúcar. Eu fiz a base sem açúcar, só com as bolachas e a manteiga.
Coloque o queijo creme e os ovos a bater com as varas de arames da batedeira durante cerca de 8 minutos ou até obter uma consistência fofa e macia. Junte o mel, a baunilha e a pitada de sal.
Forre uma forma de tarte com papel vegetal e faça a base de bolacha, calcando bem com os dedos. Deite o creme em cima e coloque a forma dentro de um tabuleiro com altura de um dedo de água. Leve a cozer assim, em banho maria, cerca de 40 a 45 minutos. Retire, deixe arrefecer e guarde no frio. No momento de servir, cobra o cheesecake com fatias de figos frescos.
Dica opcional: sirva com amêndoa laminada torrada, polvilhando toda a superfície da tarte
Bom apetite!