A maionese é um dos molhos mais consumidos do mundo, mas talvez uma das receitas a que menos damos importância. A verdade é que, na maioria das vezes, compramos maionese no supermercado em vez de a fazermos em casa. A vantagem de uma maionese caseira, além de ser mais saudável, é o facto de podermos temperar a nosso gosto. O sabor fica incomparavelmente diferente, muito melhor, sem dúvida! Além de que temos a liberdade de fazer as maioneses que quisermos: de alho, com ervas, frutos vermelhos, curcuma ou outras especiarias… são intermináveis as variantes que podemos preparar. Basta dar largas à imaginação e ir juntando sabores. Mas, antes disso, temos que ter uma boa maionese base. Acontece que esta não é uma receita fácil para todas as pessoas… De seguida podem ver um vídeo com a forma de fazer a maionese: receita base e com coentros e alho. Podem ver como é simples, desde que sigam alguns procedimentos, pequenos truques para que a consistência fique perfeita.
Eu aprendi a fazer maionese com o meu pai, numa altura em que ainda não era muito comum comprar este molho já feito. A maionese do meu pai sai sempre bem, por isso uso a técnica dele e não me tenho dado mal 😉 Com óleo ou azeite, a maionese não é mais do que a emulsão do ovo com uma gordura. O resto… bom, o resto são temperos e sabores ao gosto de cada um. Para mim, não pode faltar uma certa acidez na maionese, dada pelo sumo de limão e pela mostarda.
Depois da maionese pronta, há que ter algo delicioso para a acompanhar! Hoje sugiro uns palitos de courgette em tempura. Num próximo artigo das Dicas da Paparoca explico timtim por timtim como fazer tempura super estaladiça. Posso dizer-vos que estes palitos de courgette foram feitos ao almoço e os que sobraram para o jantar ainda estavam crocantes… 😉
As Dicas da Paparoca têm o apoio da Candy.
Ingredientes
1 ovo grande
2 dl de óleo de girassol (ou azeite)
Gotas de limão (1 colher de café)
Sal e pimenta qb
1 colher de chá de mostarda
Meio molho de coentros e um alho (opcional)
Para os palitos de courgette: 3 courgettes pequenas cortadas em palitos grossos, sal e pimenta qb, 1 mini (20 cl de cerveja fria), 15 a 18 colheres de sopa de farinha de trigo – ajuste até ter um polme espesso.
Preparação
Deite o ovo no copo da varinha mágica. Junte 1 dl de óleo e umas gotas de limão. Não adicione mais nenhum tempero neste momento. Coloque a varinha mágica no copo misturador e comece a bater numa velocidade lenta e sem tirar a varinha mágica do fundo do copo. Quando a mistura começar a espessar, vá aumentando a velocidade e levantando a varinha. Deve fazer isto tal e qual assim, com calma, pois se começar a bater desde o início a uma velocidade muito alta, o ovo não vai emulsionar corretamente. Quando a maionese começar a espessar, vá juntando o restante óleo em fio e batendo sempre, aumentando a velocidade da varinha mágica. Junte sal, pimenta e mostarda a gosto e bata até ter uma maionese cremosa e espessa. Quando esta base estiver pronta, pode juntar alho e coentros, como fiz desta vez, ou outros sabores a seu gosto. Basta bater uma última vez para misturar tudo e fica pronta.
A partir do momento em que tem a base pronta, também pode fazer mais quantidade de maionese, juntando mais óleo e batendo sempre, agora já com uma velocidade maior na varinha mágica.
Para fazer os palitos de courgette em tempura, corte a courgette em palitos grossos e tempere com sal. Deixe assim durante 15 minutos. O sal vai fazer a água sair da courgette. Depois seque bem com papel absorvente. Aqueça o óleo para fritar. Numa taça, misture a farinha com a cerveja e um pouco de sal e pimenta. Passe os palitos de courgette neste polme e frite-os até estarem douradinhos. Retire do óleo e, enquanto ainda estão quentes, tempere-os com sal e pimenta. Sirva com a sua mai0nese preferida.
Vejam aqui o vídeo da preparação da maionese:
Bom apetite!