Adoro estas coisas! Brushettas, tapas, patés para barrar no pão, conjugações de sabores com uma única regra: que me saiba bem 🙂 Sou muito petisqueira!! Por isso achei ótimo o tema deste mês do grupo Dia Um… Na Cozinha. Pensei logo que, quando chegasse o dia, faria uma bruschetta com o que tivesse em casa, pois faço isso muitas vezes. Uma fatia de pão no forno com o que houver e a inspiração do momento e está feita a entrada da refeição! Desta vez tinha trazido as primeiras gâmboas (as “fêmeas” do marmelo) da jovem árvore dos meus pais, que deu fruto pela primeira vez este ano. Também tinha queijo em casa (tenho sempre) e depois foi só inspirar-me! Espero que gostem da sugestão 🙂
Ingredientes para uma bruschetta grande:
1 fatia de pão rústico (utilizei pão de Rio Maior)
1 colher de sobremesa de azeite
2 fatias de presunto finas
2 fatias com cerca 0,5 cm cada de queijo Alavão Tradicional da Saloio
Para o chutney:
1 gamboa (ou marmelo)
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
5 colheres de sopa de água
5 colheres de sopa de vinagre
1 pau de canela
8 folhas de manjericão + folhas para guarnecer no final
Preparação:
Comece por fazer o chutney. Descasque a gamboa ou marmelo, corte em cubinhos pequenos e deite num tachinho. De imediato, para que o fruto não oxide, deite a água e o vinagre a cobrir a gamboa. Junte o açúcar, o pau de canela e as folhas de manjericão, reservando algumas para guarnecer no final. Deixe o marmelo estufar até estar macio e fazer uma espécie de compota/shutney (cerca de 15 minutos). Depois retire apenas o pau de canela (não retire as folhas de manjericão) e reserve.
Entretanto, pincele a fatia de pão com o azeite e coloque o presunto por cima. Leve ao forno pré aquecido a 180º por 5 a 8 minutos. Quanto o presunto começar a tostar e a encarquilhar, disponha o queijo por cima e volte a colocar no forno. Assim que o queijo estiver completamente derretido, retire do forno, coloque a bruschetta numa tábua ou prato de servir e coloque o chutney de gamboa por cima. Guarneça com folhas de manjericão fresco. A frescura do manjericão conjuga lindamente com o salgado do presunto e queijo e com o adocicado do chutney.
Bom apetite!