polvo com açorda de tomate
  • Facebook
  • Facebook

Açorda foi a primeira iguaria que comi preparada pela minha querida Avó. Tinha eu uns 5 ou 6 meses. Na altura, quando introduziam alimentos sólidos na alimentação das crianças, era logo assim com açordas! Açorda de coentros e alho – sim, alho! – a minha Avó na dúvida se eu ia gostar… Pelos relatos que me foram feitos posteriormente, adorei! E, desde então, nunca mais deixei de apreciar açordas, migas e afins. Esta açorda de tomate é exclente para acompanhar polvo frito ou qualquer tipo de peixe frito. Podem fazê-la mais molinha ou mais firme, juntando mais ou menos água conforme a vossa preferência. Aproveitem o bom tomate maduro da época e façam este petisco!

Ingredientes para 2 pessoas

1 polvo com 800 gr a 1 kg
Farinha de milho para panar e óleo para fritar
Para a açorda: 6 tomates maduros (chucha ou de cacho), 3 bolas de véspera ou o equivalente em fatias de pão saloio, 2 dentes de alho, 1 molho de coentros, sal qb

Preparação

Coza o polvo até estar tenro, pode consultar todas as dicas para cozer polvo bem tenrinho AQUI. Depois passe-o por farinha e frite até estar lourinho e estaladiço, são apenas uns minutos, pois o polvo já está cozinhado.

Para fazer a açorda, corte o pão em pedaços pequenos e reserve. Num tacho, coloque o azeite e os alhos esmagados e picadinhos, bem como os pés de coentros picados (os pés dos coentros são muito aromáticos). Quando os alhos começarem a “estalar”, sem deixar queimar, junte o tomate todo triturado ou cortado em pedaços muito pequenos. Tempere de sal e deixe cozinhar durante 5 a 8 minutos em lume brando. Se vir que está a pegar, junte um pouco de água.

Ao mesmo tempo, tenha um pouco de água a ferver para amolecer o pão. Quando o tomate estiver bem cozinhado, junte o pão ao tacho e mexa tudo bem para o pão incorporar o tomate e amolecer. Junte a água necessária para o pão amolecer completamente e de forma a conseguir a textura de açorda que deseja. Desta vez, optei por uma açorda densa e “presa”, quase tipo migas, mas se desejar que fique mais mole, basta juntar mais água e retificar o sal.

Mexa a açorda durante uns 3 minutos ao lume. Se a colher de pau não for suficiente para amolecer o pão, use um esmagador de batatas para desfazer melhor todos os pedaços de pão e conseguir uma boa açorda. No fim, junte as folhas de coentros picadas, envolva e sirva de imediato com o polvo frito e uma salada de tomate ou tomates cereja confitados (pode ver a receita AQUI).

Bom apetite!