• Facebook

BOLO de AMENDOA
  • Facebook

A amêndoa é dos melhores ingredientes quando queremos conseguir boas sobremesas. Amêndoa, açúcar e ovos são 3 ingredientes que fazem muitas das receitas maravilhosas da doçaria portuguesa. Aqui no blog tenho vários bolos de amêndoa, uma receita de Parfait de Amêndoa, que é uma delícia, e outras receitas com este ingrediente tão aromático e nutritivo. Este novo bolo também fez muito sucesso cá em casa. O creme de ovos também é caseiro e é uma maravilha! Confiram tudo, na receita.

Ingredientes

250 gr de amêndoa sem pele (amêndoa triturada ou farinha de amêndoa)
6 ovos
250 gr de açúcar
1 dl de água
50 gr de manteiga
Para o doce de ovos: 4 gemas, 4 colheres de sopa de açúcar, 4 colheres de sopa de água
Amêndoa laminada torrada qb

Preparação

Coloque o açúcar e a água num tacho e deixe ferver 4 minutos até atingir um ponto de açúcar fraco. Retire do lume e adicione a amêndoa triturada. Mexa. Junte as gemas e mexa. Volte a levar ao lume para engrossar um pouco, vá mexendo durante cerca de 5 minutos. Quando o preparado estiver espesso, retire do lume e junte a manteiga. Envolva bem e coloque o preparado num tabuleiro, bem espalhado para que arrefeça. Por fim, envolva as 6 claras batidas em castelo.

Deite o preparado num forma de aro untada com manteiga e leve a cozer em forno a 180º durante 30 minutos.

Enquanto o bolo coze, faça o doce de ovos. Leve ao lume 4 colheres de sopa de açúcar com 4 colheres de sopa de água e deixe ferver 3 minutos. Deite este ponto de açúcar em fio por cima de 4 gemas previamente colocadas numa tigela. Misture bem e leve ao lume brando a engrossar. Vá mexendo sempre para que os ovos não fiquem sólidos demais. Quando tiver um creme uniforme e liso, retire do lume. Deixe arrefecer bem espalhado num prato.

Cubra o bolo com o creme e leve ao frio durante uns 30 minutos. No momento de servir, deite algumas amêndoas laminadas e torradas em cima do bolo.

Este bolo fica húmido e denso.

Bom apetite!