queijo dos Açores
  • Facebook

receitas com queijo
  • Facebook

rolinhos de queijo e tomate
  • Facebook

Fui desafiada pela LactAçores para desenvolver algumas receitas com os lacticínios dos Açores. Eu adoro queijo, como todos já devem saber!! O queijo da Ilha é dos meus preferidos pelo sabor intenso e pela versatilidade. Utilizo-o em imensas receitas, nomeadamente risottos e pratos gratinados, mas também é bom em doces, conjugado com chocolate... é bom com quase tudo porque é uma delícia e, apesar do sabor forte, conjuga muito bem com outros alimentos.

Quando compro queijo da Ilha, normalmente é em cunha e não conhecia esta versão fatiada da NovaAçores, mas fiquei fã porque as fatias são macias (não se colam umas às outras) e são muito saborosas. Utilizei dois tipos de queijo nestes rolinhos e também fiambre de perú, que pode ser substituído por outro a vosso gosto ou até por salsichas (enroladas com o queijo ficam uma delícia!). Em relação ao molho de tomate, recomendo que o façam caseiro, é muito mais saboroso e mais saudável. Agora que estamos na altura do tomate maduro, aproveitem para fazer uma boa quantidade de molho com tomates frescos e congelem em cuvetes ou saquinhos para irem usando. Este snack é ótimo para fazerem com os miúdos, levem os mais novos para a cozinha e divirtam-se com esta ideia fácil e saborosa. Além disso, é uma refeição completa e saudável, com todos os nutrientes de que necessitamos: os cereais integrais no pão (usei integral com sementes), a proteína do queijo e as vitaminas e minerais da salada verde e do tomate.

Vejam no vídeo como é super fácil e rápido de preparar. Podem ver a receita completa em baixo.

Ingredientes para 8 rolinhos:

8 fatias de pão de forma integral
8 fatias de queijo flamengo fatiado Nova Açores
8 fatias de fiambre de perú (usei 16 muito finas, ou seja, 2 por rolinho)
6 fatias de queijo da Ilha fatiado Nova Açores
Meio litro de molho de tomate caseiro
Oregãos a gosto
Salada para acompanhar

Preparação:

Espalme as fatias de pão com o rolo da massa para que fiquem bem finas e maleáveis. Coloque uma fatia de queijo flamengo em cada fatia de pão e uma a duas fatias finas de fiambre. Enrole e reserve os rolinhos. Coloque todos os rolinhos num tabuleiro e cubra com as fatias de queijo da Ilha. Cubra com molho de tomate. Polvilhe com oregãos e leve ao forno a 200º para gratinar. Sirva com uma salada.

Bom apetite!