• Facebook

empada de coelho
  • Facebook

empada de coelho
  • Facebook

No início desta semana fiz dois tabuleiros de carne com castanhas no forno: um de frango, para o meu marido, outro de coelho, para mim. O Rui não aprecia coelho e eu gosto bastante. De vez em quando dou-me ao trabalho de fazer só para mim, outras vezes faço quando tenho visitas que apreciem esta carne. Se gostam de carne de coelho, podem ver aqui esta receita de Coelho em Vinho Tinto ou este Coelho com Abóbora no Forno.

Desta vez, temperei simplesmente com uma mistura de alhos, azeite, louro, pimentas em grão, ervas aromáticas e pimentão doce. O frango tinha tempero semelhante. O objetivo foi mesmo fazer para sobrar, pois os dias de trabalho têm sido muito intensos e precisava de ficar com algumas refeições resolvidas. O certo é que não gosto de andar sempre a comer a mesma coisa, gosto mesmo de variar, o que faz com que acabe por inventar bastante com as sobras de comida. Tanto o coelho, como o frango, serviram duas ou três refeições e depois desfiei o resto da carne (praticamente só coelho) e fiz uma empada grande. Também podem fazer a empada com sobras de frango ou outro tipo de carnes. Para a massa, escolhi esta receita da Clara de Sousa, que lhe foi dada pelo Chef Avillez. Ela referia o facto da massa ser deliciosa e de desfazer na boca de tão tenra que é e eu confirmo! Uma massa, que é uma maravilha! Gosto muito de fazer massas e deu-me imenso prazer experimentar esta, fica elástica e fácil de esticar bem fininha. De certeza que vou repetir em mais empadas com outros receheios.

Ingredientes

Para a massa: 500 gr de farinha T55 com fermento, 200 gr de banha de porco, 1 colher de chá de sal fino, 275 ml de leite, farinha extra para polvilhar

Recheio:
Sobras de coelho (cerca de 300 gr)
1 cebola não muito grande
Meio alho francês
Azeite qb
Sal e pimenta qb
1 raminho de salsa
1 gema de ovo para pincelar

Preparação

Desfie o coelho, retirando todos os ossos. Num tacho, deite um generoso fio de azeite e junte a cebola picada e o alho francês em rodelas. Deixe refogar até a cebola amolecer. Junte a carne desfiada, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar uns minutos poucos para ficar tudo envolvido.

Prepare a massa, colocando tudo, excepto o leite, num processador de alimentos. Depois vá juntando o leite aos poucos e amassando e misturando tudo. Acabe de amassar à mão na bancada da cozinha enfarinhada. Molde duas bolas, estique a primeira e forre uma tarteira previamente forrada com papel vegetal. Coloque o recheio (depois de arrefecido) lá dentro e estique uma segunda placa de massa para tapar a empada. Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15 minutos.

Sirva a empada com espargos verdes salteados.

Bom apetite!