Hoje deixo-vos uma sugestão que tanto pode ser uma refeição principal como um petisco para o lanche. Estes tacos foram recheados com bifes de peru cortados em tirinhas (tipo strogonof). Os tacos que usei nesta receita são de compra. Também podem usar tortilhas de compra ou feitas por vocês. Em breve vou partihar uma receita de tortilhas caseiras, uma espécie de focacias cozinhadas na frigideira, que são uma delícia e muito simples de preparar.
Ingredientes para 4 pessoas
4 tacos de milho crocantes
600 gr de bifes de peru em tirinhas
3 tomates maduros
200 gr de folhas de espinafres
Azeite qb
2 colheres de chá de Garam Masala (mistura de especiarias indianas que inclui pimentas, cravinho, cominho, noz moscada, sementes de coentros, entre outras)
200 gr de couve rouxa
2 cenouras
Sal qb
Meio molho de coentros
1 lima
Pickles de cebolinhas qb
Para o arroz: 1 cebola, azeite qb, 1 dente de alho, 300 gr de couves de Bruxelas, 2 chávenas de chá de arroz carolino
Preparação
Deite um generoso fio de azeite numa frigideira. Quando estiver quente junte a carne cortada em tirinhas. Tempere com sal e com a mistura de especiarias. Mexa e deixe fritar até a carne ganhar cor. Passados 4 a 5 minutos junte os tomates cortados em pequenos pedaços (quanto mais desfeitos, melhor). Mexa e deixe cozinhar até o molho de tomate secar e ficar incorporado com a carne. Mesmo no fim, um minuto antes de desligar o lume, junte as folhas de espinafres e misture tudo para os espinafres murcharem. Recheie os tacos com esta mistura de carne.
Faça uma salada com as cenouras raladas e a couve rouxa cortada em tiras muito fininhas. Tempere com sumo de lima, azeite e sal. Disponha esta salada numa ardózia (a minha é da Duuras) e coloque os tacos em cima. Regue tudo com um pouco de sumo de lima e polvilhe com coentros frescos e pickles de cebolinhas. Sirva com batatas bravas ou um arroz de legumes. Eu fiz arroz de couves de Bruxelas.
Para o arroz: coza as couves em água e sal. Retira as couves e reserve a água da cozedura. Num tacho deite um fio de azeite, a cebola e o alho picados finamente. Deixe refogar 2 minutos. Junte o arroz e deixe fritar um pouco. Junte o caldo de cozer as couves (deve estar quente). Quando o caldo ferver junte o arroz. Retifique de sal e deixe o arroz cozer 12 a 14 minutos.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!