As favas são uma leguminosa bastante saudável, além de deliciosa! Agora que estamos na época delas, é de aproveitar as favas frescas. As primeiras costumam ser bastante tenrinhas e pequenas, boas para fazer saladas, por exemplo. Depois começam a “engordar” e ficam com a pele mais rija e a “unha” negra – eu adoro essas porque gosto mesmo muito de favas e aprecio quando têm um sabor mais intenso.
Deixo-vos desde já a receita que podem ver na foto em cima, que é um prato absolutamente delicioso! Favas estufadas com lascas de bacalhau e farinheira – receita AQUI.
Eu gosto bastante de conjugar favas com bacalhau, também gosto de as usar em saladas, simplesmente cozidas ou estufadas para acompanhar peixe ou carne e, claro, com entrecosto – receita de Favas com Entrecosto e Enchidos AQUI. Quando faço favas com entrecosto, umas vezes sirvo com arroz à parte, outras vezes faço o Arroz de Favas como a mãe do meu marido fazia – tudo misturado, favas, carnes e arroz, fica uma delícia! Foi o Rui que me sugeriu que experimentasse assim e, de facto, é maravilhoso, com o arroz malandrinho e muitos coentros 🙂
As favas também são excelentes em puré, podem ver a receita AQUI. É um pouco trabalhoso porque obriga a tirar a pele, mas vale a pena o resultado. O puré de favas acompanha bem com todo o tipo de carnes fritas ou grelhadas.
Podem ver AQUI todas as receitas com favas no blog. Inspirem-se nestas e outras formas de utilizar esta leguminosa e aproveitem a época delas!
As favas têm imensos benefícios para a saúde e um valor nutricional muito interessante:
- São ricas em Vitaminas do complexo B e também em Vitamina C
- Como todas as leguminosas, contêm uma boa percentagem de proteína e fibra, pelo que são uma boa alternativa à carne e peixe e ainda ajudam a controlar o peso pelo facto de saciarem bastante
- Por serem bastante ricas em fibra também ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue
- Também por serem ricas em fibra, ajudam à digestão e ao trânsito intestinal
- Têm vários minerais, como o ferro, cálcio, magnésio e potássio
Arrisquem consumir favas de várias formas, incluindo introduzi-las – simplesmente cozidas – em saladas frescas.
As Dicas da Paparoca têm o apoio da Candy.
Salada de quinoa com favas e bacalhau frito