Fazer bolachas para oferecer é uma forma muito doce de dizer que gostamos de alguém! Por isso hoje, Dia dos Namorados, as Dicas da Paparoca são dedicadas às belas das bolachas. Dicas e truques para bolachas perfeitas, estaladiças e douradinhas. Se ainda têm dúvidas sobre como conseguir uma boa massa, uma consistência perfeita, tempos de cozedura e temperaturas do forno, leiam este artigo!
As Dicas da Paparoca têm o patrocínio da marca de eletrodomésticos Candy.
12 dicas e truques para bolachas perfeitas
- Use ingredientes de qualidade e respeite as quantidades porque a doçaria é muito sensível a invenções em relação às quantidades.
- Use os ingredientes à temperatura ambiente, salvo indicação em contrário. Por vezes as receitas indicam a utilização da manteiga fria, respeite isso.
- Não trabalhe a massa em demasia, isso vai endurecer a massa e as bolachas vão ficar secas e quebradiças. Deve amassar só o suficiente para misturar os ingredientes. Faça-o à mão, em cima da pedra da cozinha, ou na batedeira e o mais rapidamente possível.
- Depois da massa pronta, enrole-a em película aderente e reserve no frigorífico cerca de 30 minutos para arrefecer e ficar mais firme. Principalmente no verão deve sempre fazer isto porque o próprio calor das mãos e a temperatura ambiente deixa a massa muito mole (a manteiga aquece e derrete e torna-se muito difícil cortar as bolachas, com a massa fria será mais fácil).
- Os ovos nas bolachas: os ovos vão enriquecer a massa, mas vão deixá-la menos estaladiça.
- A manteiga nas bolachas: a manteiga dá um sabor muito especial a todas as bolachas, nunca uso margarina, sempre manteiga sem sal. Tenham em atenção que as massas muito amanteigadas têm mais tendência para se “espalharem”. Nestes casos devem deixar uma boa distância entre cada bolacha no tabuleiro porque elas vão espalhar-se e achatar. Ao contrário, as massas mais secas, vão manter mais a forma.
- Como conseguir bolachas todas com a mesma espessura: passe o rolo da massa com igual força por toda a superfície e trabalhe pedaços de massa pequenos, pois vai ser mais fácil. Depois corte as bolachas com um molde redondo ou de outro formato. Para esticar a massa e cortar as boalchas, enfarinhe a pedra da bancada.
- Para quem não se ajeita com o rolo e o molde cortador de bolachas, sugiro que façam um rolo, enrolem em película aderente e coloquem no frio por 30 minutos. Depois é só cortar fatias do rolo (ver foto em baixo).
- Pré-aqueça sempre o forno, pois todas as massas devem começar a cozer com o forno já quente. A temperatura ideal para cozer bolachas é entre os 180º e os 190º.
- Tempo de cozedura: as bolachas cozem conforme a espessura que lhes damos quando as moldamos, entre 8 a 15 minutos (15 no caso de serem muito altas) são suficientes para a maioria das bolachas. Não as deixe mais tempo, pois vão ficar queimadas e rijas.
- Para que cozam todas ao mesmo tempo, deve colocar no tabuleiro bolachas do mesmo tamanho e espessura, se tiverem tamanhos diferentes, vão necessitar de tempos diferentes de cozedura.
- Quando retirar as bolachas do forno, elas vão estar moles, por isso deve fazê-lo com a ajuda de uma espátula, caso contrário desmancham-se, principalmente se forem muito amanteigadas. Depois de arrefecidas vão enrijar bastante, por isso não as deixem cozer mais do que o necessário, pois vão ficar tipo pedra.
Receita Massa Base 3, 2,1
Tome nota desta receita 3,2,1 e vai ter sempre à mão uma massa base para bolachas ou bases de tartes. Basta misturar 300 gr de farinha com 200 gr de manteiga e 100 de açúcar. A esta base pode juntar os aromas que quiser: raspa de citrinos, canela, chocolate. NOTA: esta base não fica muito doce, pois é a base típicas das tartes, se quiser bolachas mais doces, deve usar outras proporções. Pode ver aqui outras receitas de bolachas e a receita que se segue de Bolachas de Coco.
Bolachas de coco com corações de chocolate
300 gr de farinha
200 gr de manteiga sem sal
130 gr de açúcar
50 gr de coco ralado + coco qb para polvilhar
Misture tudo, amassando o menos possível. Estenda a massa com um rolo. Corte bolachas com um cortante redondo. Coloque as bolachas num tabuleiro forrado apenas com papel vegetal. Polvilhe as bolachas com coco ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 190º durante 8 a 10 minutos. Retire as bolachas do tabuleiro com uma espátula e deixe-as em cima da bancada de pedra até arrefecerem. Costumo colocar papel vegetal em cima da pedra da cozinha para deixar as bolachas a arrefecer.
Para decorar, derreti um pouco de chocolate com 70% de cacau, deitei o chocolate num saco de pasteleiro e fiz uns corações. O chocolate deve arrefecer antes das bolachas serem guardadas. Para que não amoleçam, deve guardar as bolachas em frascos de vidro ou latas. Estas bolachas de coco ficam muito leves e tenras, são daquelas que se desfazem na boca!
Rolo de massa para cortar em bolachas