A produção de ameixas das árvores dos meus pais foi bastante grande este ano, tanto de ameixas pretas, como das amarelas, como umas ameixas vermelhas por fora e amarelas por dentro, que são super aromáticas, deliciosas! A minha mãe fez compota de ameixa preta e das amarelas. Eu fiz este chutney de ameixa amarela para acompanhar salmão grelhado e é a minha sugestão para iniciar esta semana. Para quem preferir sobremesas, podem ver AQUI a receita da compota e ainda um bolo de ameixas.
Ingredientes para um frasco de chutney
12 ameixas amarelas
1 fio de azeite
2 chalotas (cebolas pequenas doces)
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 colher de chá de vinagre de mel
Pimenta qb
Preparação
Aqueça bem as brasas ou o grelhador e grelhe o salmão apenas 2 minutos de cada lado para não ficar seco. Retire, pincele ligeiramente com um pouco de azeite e sirva com batata cozida com pele, com o chutney e polvilhado com salsa fresca.
Como fazer o chutney
Num tacho, deite um fio de azeite para cobrir todo o fundo. Junte as chalotas picadas finamente. Deixe cozinhar 2 minutos, vá mexendo. Junte as ameixas em pedaços e sem a pele. Junte o açúcar e o vinagre. Tempere com pimenta a gosto. Misture tudo e deixe cozinhar em lume médio durante cerca de 20 minutos. Vá mexendo e não deixe pegar. Quando vir que o preparado está a tingir ponto de estrada, está pronto.
NOTA: não adicionei muitos temperos a este chutney, pois o objetivo era fazer sobressair alguma acidez da ameixa, que ficou a combinar muito bem com o peixe. Se quiserem algo mais elaborado e para acompanhar carne, aconselho que juntem pau de canela e cravinhos.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!