Como fazer pão de queijo
  • Facebook

 

receita de pão de queijo
  • Facebook
Já todos provámos pão de queijo, os pequenos pãezinhos que se encontram em vários bares e restaurantes e que são típicos da culinária brasileira. Fazê-los em casa é muito simples, rápido e tem a vantagem de podermos introduzir algumas variantes de acordo com o nosso gosto. O pão de queijo é perfeito para levar para lanches, para um picnic ou para a praia. Nesta altura de férias é uma ideia divertida para pôr em prática com os mais pequenos.

O principal ingrediente do pão de queijo, para além do queijo, claro, é o polvilho. Existe polvilho doce e azedo, ambos provenientes da mandioca. A mandioca é retirada da casca, lavada e triturada. Depois é colocada em água para que as fibras se separem do suco. Para se obter o polvilho doce, o tal suco (uma espécie de goma) é seco e triturado. Para se obter o polvilho azedo, a goma é fermentada até ficar azeda e só depois é triturada para se obter uma farinha. O sabor vai ser diferente, sendo que o polvilho azedo tem traços de sabor mais fortes. Ambos são conhecidos como fécula de mandioca, que pode ser usada para fazer tapioca, pão de queijo e outras receitas.

Para fazer estes pãezinhos usei apenas polvilho doce, mas podem fazer com o azedo ou com uma mistura dos dois. O polvilho azedo é mais forte, mais ácido. O polvilho doce é bastante suave e faz a massa pegajosa, com uma textura fantástica para o pão de queijo. Usei óleo de amendoim para dar mais sabor, podem usar um sem sabor, como o de girassol. Os queijos também são a gosto. A receita vez sucesso por aqui 🙂  A repetir, seguramente!

Ingredientes para cerca de 25 pãezinhos

2 dl de leite
1 dl de óleo (usei óleo de amendoim, podem usar um óleo com menos sabor, como o de girassol)
250 gr de polvilho doce
2 ovos
180 gr de queijo ralado (usei mozarela e mistura de 4 queijos para pizza/gratinar)
Sal qb
Sementes de papoila qb

Preparação

Deite o leite, o óleo e uma pitada de sal num tacho e leve ao lume. Quando ferver, junte o polvilho doce de uma vez e mexa de forma vigorosa, tal como se faz para a massa de rissol. Vai obter uma massa granulada, bata-a bem, sovando-a com as mãos ou com a ajuda da batedeira (bater 2 a 3 minutos). Deixe arrefecer um pouco e junte o queijo ralado e os ovos. Amasse bem para ligar tudo.

Entretanto o forno deve estar pré-aquecido a 220º com ambas as resistências ligadas + ventilação se o forno for ventilado. Com as mãos, faça bolas como se estivesse a moldar almôndegas e disponha-as em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal. Se gostar, polvilhe as bolinhas com sementes de papoila para ficar mais crocante. Leve ao forno a cozer a 220º durante 25 minutos.

NOTA: Se usarem polvilho azedo, a massa vai ficar mais areada e menos compacta e pegajosa. É mais fácil trabalhar com o polvilho doce, principalmente se vai confecionar pão de queijo pela primeira vez.

As Dicas da Paparoca têm o apoio da Candy.

Bom apetite!

 

  • Facebook