As bochechas são uma das suas partes mais suculentas e saborosas dos peixes. Quem gosta de cabeças de peixes grandes (cozidas ou assadas) costuma gostar da febra e também dos ossos e das partes mais gelatinosas. Eu não gosto dessa parte, só aprecio a febra, ou seja, aquela parte onde a cabeça se junta com o corpo do peixe e também as bochechas. A carne da cabeça é muito saborosa e lascada. Como o bacalhau é um peixe grande, as bochechas têm um tamanho razoável (o tamanho de uma ameixa pequena). A textura é semelhante à da lagosta, com fibras firmes e suculentas. Desta vez resolvi paná-las, mas também vou fazer uma salada fria com o peixe desfiado. É, realmente, uma parte nobre do bacalhau e faz uns pratos originais e muito saborosos. Espero que gostem da sugestão.
Ingredientes
500 gr de bochechas de bacalhau já demolhadas
1 ovo
1 chávena de pão ralado
1 chávena de farinha
Sumo de meio limão
Para o arroz: 1 molho de coentros, 1 chávena de chá de arroz carolino, 2 dentes de alho, azeite e sal qb, queijo da Ilha qb
Preparação
Tenha as bochechas já demolhadas e seque-as muito bem com papel absorvente. Tempere com umas gotinhas de limão. Não adicione sal pois, tal como as restantes partes do bacalhau, esta carne já é salgada. Aqueça óleo para fritar. Passe cada bochecha por farinha, ovo batido e pão ralado. Frite-as 2 minutos de cada lado, retire, escorra e coloque em papel absorvente.
Triture os coentros com os alhos numa picadora ou com a varinha mágica. Deite um fio de azeite num tacho, deixe aquecer e junte o preparado de coentros. Junte o arroz e deixe fritar ligeiramente. Depois vá juntando caldo de legumes ou de bacalhau e vá mexendo sempre, como se faz com o risotto. Retifique de sal. Quando o arroz estiver cozido al dente, desligue o lume e junte um pouco de queijo da Ilha ralado. Sirva com mais coentros frescos e com as bochechas de bacalhau panadas.
Bom apetite!