tarte de amêndoa
  • Facebook

tarte de amêndoa
  • Facebook

Esta tarte de amêndoa é a felicidade! Não há outra palavra para a descrever de tão boa que é, provavelmente a melhor que alguma vez provaram. Tem o interior molinho e húmido, tipo doce conventual, e a parte de cima é crocante e estaladiça. Tem muita amêndoa, pois tem amêndoa no recheio e na parte exterior. É claro que é doce, mas não é enjoativa. Às vezes comemos aquelas tartes de amêndoa secas, com uma base sem graça… ou aquelas que têm pouca amêndoa… ou aquelas que ficam muito rijas por cima e a pegarem aos dentes… Esta é perfeita, com duas texturas, ambas com imensa amêndoa. Saibam como fazer esta tarte de amêndoa, experimentem a receita e… tentem controlar-se, pois vai ser difícil não a comer toda de uma vez!

Ingredientes

250 de açúcar + 1,5 dl de água
200 gr de farinha de amêndoa (amêndoa triturada em pó)
3 ovos inteiros + 4 gemas
Para a cobertura: 120 gr de amêndoa laminada, 100 gr de açúcar, 50 gr de manteiga, 0,5 dl de leite, uma pitada de flor de sal (opcional)

Preparação

Coloque num tacho os 250gr de açúcar com a água e leve ao lume até ferver. A partir do momento em que atingir a ebulição, deixe ferver em lume médio – sem parar a fervura – durante 4 minutos. Desligue o lume e junte a amêndoa triturada ao ponto de açúcar. Deixe arrefecer ligeiramente e depois junte os 3 ovos inteiros + 4 gemas, uma a uma. Misture bem. Forre uma forma de tarte com papel vegetal e deite lá dentro o preparado. Leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 12 a 15 minutos – a massa deve ficar firme, sem queimar.

Enquanto o recheio coze no forno, prepare a cobertura. Coloque num tacho 100 gr de açúcar, 50 de manteiga e 0,5 dl de leite. Deixe tudo derreter. Nesse momento junte a amêndoa laminada e uma pitada de flor de sal (meia colher de café). Mexa ao lume durante uns 2 a 3 minutos para engrossar um pouco. Retire a tarte do forno e deite este preparado por cima da massa que já deve estar solidificada. Volte a levar ao forno nos 220º, mas apenas com a resistência de cima ligada para gratinar. Ao fim de 5 a 10 minutos (conforme o forno) a cobertura de amêndoa deve estar tostadinha e a tarte está pronta. Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.

Bom apetite!

tarte de amêndoa
  • Facebook