como fazer gnocchi de grão
  • Facebook

  • Facebook

Esta é uma proposta de bacalhau com grão diferente do habitual. O grão de bico aqui está nos gnocchi. É uma receita diferente e saborosa para servir gnocchi de grão de bico com lombos de bacalhau corados, mas também pode servir os gnocchi só com um molho de tomate e folhas de manjericão fresco, por exemplo, é uma delícia! Este gnocchi tem a particularidade de ser feito com farinha de grão de bico, ou seja, é 100% grão!

Ingrediente para 4 pessoas

4 lombos de bacalhau
2 molhos de espinafres
Azeite e tomilho qb
2 dentes de alho
300 gr de grão de bico cozido
100 a 120 gr de farinha de grão de bico
1 ovo pequeno
Sal, noz moscada e pimenta

Preparação

Comece por preparar os gnocchi. Passe o grão pelo pass-vite ou triture-o com a varinha mágica até obter uma pasta lisa. Deite o preparado numa tigela. Junte o ovo e tempere com sal, pimenta e uma pitadinha de noz moscada, se gostar. Vá juntando a farinha, não junte toda de uma vez, mas aos poucos até ter uma massa com uma consistência moldável, mas que não fique muito seca. Amasse bem com as mãos e, na pedra da cozinha, faça rolos com 1 a 2 cm de espessura. Corte os rolos em pedaços com cerca de 2,5 cm. Vai obter pequenos rolinhos, que são os gnocchi. Se quiser, pode pressionar com os dentes do garfo em cima de cada um ligeiramente para achatar, eu fiz isso. Numa panela grande, ponha bastante água a ferver (cerca de 2 litros, convém que os gnocchi cozam à vontade). Tempere a água com sal. Assim que ferver, coloque os gnocchi a cozer. Eles vão afundar, assim que vierem ao cimo da água, boiando, deve retirá-los, é um processo rápido, cerca de 2 minutos. Retire-os, escorrendo a água. Numa frigideira deite um fio de azeite, um alho esmagado e uma haste de tomilho e saltei os gnocchi durante alguns minutos, até eles adquirirem uma capa crocante. Os meus ficaram mesmo bastante crocantes, mas isso também faz com que fiquem um pouco mais secos, se os quiserem mais moles, basta saltear ligeiramente.

Salteie também os espinafres com azeite e alho e faça os lombos corados também na frigideira: deite um generoso fio de azeie, um alho esmagado e tomilho e ponha os lombos de bacalhau com a pele virada para baixo. Quando vir que a posta está cozinhada desse lado e a pele tostada, vire os lombos e cozinhe-os do outro lado. São 3 a 5 minutos de cada lado, conforme a altura dos lombos. Não os deixe demasiado passados para o bacalhau não secar. Assim que o bacalhau lascar, está pronto. Sirva o bacalhau com os gnocchi de grão e espinafres salteados.

Bom apetite!

como fazer gnocchi de grão
  • Facebook