lombo de porco recheado
  • Facebook

O lombo do porco não é das minhas carnes favoritas porque é muito fácil que fique seco. Não aprecio carnes fibrosas e mais secas, gosto muito mais das partes com mais gordurinha e mais sabor, mais suculentas. Mas o meu marido gosta bastante de lombo, por isso quando confeciono esta peça tento inventar de forma a que fique bem saborosa. Desta vez usei frutos secos e fruta fresca, a tangerina, neste lombo de porco recheado, o que resultou numa mistura de aromas bastante boa. É um belo assado de domingo 😉

Ingredientes

1 lombo de porco com 800 gr a 1 kg
2 tangerinas com a casca
1 chávena de chá de tâmaras
1 chávena de chá de castanha de caju
Meia chávena de coco ralado
100 gr de bacon em cubos
1 dl de azeite
Sal e pimenta qb
1 colher de sopa (rasa) de curcuma em pó

Preparação

Peça no talho para abrirem o lombo de porco como se fosse um livro, para ficar absolutamente plano e depois conseguirem enrolá-lo.

Coloque as tangerinas (com a casca e cortadas em 4), os cajus, as tâmaras sem caroço, o coco ralado, os pedaços de bacon, a curcuma, um pouco de sal e pimenta preta e metade do azeite numa picadora ou processador de alimentos e triture tudo até obter uma pasta. Prove para experimentar o sal.

Abra o lombo de porco e recheie com esta pasta. Enrole bem e ate o lombo com fio de cozinha. Barre o lombo com azeite e sal grosso e coloque-o num tabuleiro de forno. Regue tudo com mais um generoso fio de azeite e tape com folha de alumínio. Leve assim ao forno durante 45 minutos a 190º. Ao fim desse tempo, retire a folha de alumínio, aumente a temperatura para os 210º e deixe cozinhar mais uns 30 minutos, destapado para ficar tostado. O recheio vai sair um pouco do interior do lombo e vai formar molho, juntamente com o azeite. Se vir que está a secar muito ou a querer queimar, acrescente um pouco de água ou de vinho Madeira, pois este vinho liga muito bem com estes sabores.

Sirva com batatas a murro e couve salteada.

Bom apetite!

lombo passo a passo
  • Facebook