Há uns tempos que não fazia um pãozinho e já tinha saudades. Fiz esta focaccia para levar para um jantar em casa de uns amigos. Todos adoraram e a focaccia desapareceu num instante. Fica muito fofa por dentro, enquanto por fora fica estaladiça. Usem as carnes de chacutaria que preferirem. Eu usei presunto, um chourição e um paio muito bons que touxe de Espanha. Juntei ainda um pouco de bacon. Fica a sugestão para experimentarem e darem largas à vossa imaginação na escolha dos ingredientes.
Ingredientes
1 saqueta (11 gr) de fermento de padeiro seco
200 ml de água tépida
320 gr de farinha integral (usei mistura de trigo e centeio)
1 colher de chá de mel
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal fino
Alecrim qb
Azeite qb
Flor de sal qb
150 gr de charcutaria (chouriço, bacon, presunto, salpicão, paio…)
Preparação
Numa taça grande dissolva o fermento com a água. Junte a farinha, o mel e o azeite. Amasse durante 5 minutos, junte o sal e continue a amassar vigorosamente até obter uma massa elástica e macia. O processo pode ser feito manualmente ou na batedeira com o acessório amassador. Forme uma bola, coloque numa taça, tape com um pano de cozinha e deixe descansar 30 minutos. Retire a massa para a bancada enfarinhada, estique-a em forma retangular, dobre ao meio, recheie com pedacinhos de carnes. Dobre meio de novo de modo e volte a rechear com carnes. Coloque a massa num tabuleiro untado com azeite. Cubra com um pano de cozinha e deixe repousar 1 a 2 horas ou até duplicar o volume.
Depois de ter levedado, estique a massa com as pomtas dos dedos, de forma a que cubra todo o tabuleiro, pincele com azeite, salpique com flor de sal, o alecrim e junte os restantes pedaços de carnes. Deixe descansar mais 30 minutos num local quentinho. No fim desse tempo, leve ao forno pré aquecido a 200º por 30 minutos.
Esta focaccia fica estaladiça por fora e fofa e muito macia por dentro. É boa para servir como entrada ou num lanche.
Bom apetite!