receita de formigos
  • Facebook

como fazer formigos
  • Facebook

O meu marido fez anos esta semana 🙂 Uns dias antes do aniversário, chegou a casa a dizer que tinha provado pela primeira vez formigos e que tinha gostado muito. Apesar de não ser um prato que esteja habituada a fazer, fui desde logo pesquisar receitas e fiz o doce para o aniversário dele. Ficou delicioso e foi um sucesso! Eu tinha provado uma vez no Porto, por isso tinha uma referência… depois ajustei conforme o meu gosto e dei o meu toque pessoal: a raspa da casca de laranja, que fez a diferença!

A confeção desta iguaria espelha muito da história do nosso país. Os formigos, receita típica da altura do Natal no Minho e Trás-os-Montes, consistiam num doce preparado pelas famílias humildes que acabavam por conseguir, pelo menos, reunir um pouco de pão duro, o mel das abelhas, os ovos das galinhas e a casca de um limão. E, assim, se faziam os formigos! As famílias com mais posses, juntavam frutos secos e vinho do Porto. Tradicionalmente, os formigos servem-se frios, sendo por isso feitos dois ou três dias antes da consoada.

A versão que vos apresento é a minha, não tem vinho do Porto e tem raspa da casca de uma laranja. O sabor ficou fantástico e a textura também, como se fosse uma açorda doce e deliciosa!

Ingredientes

250 gr de pão com 2 dias (fiz com um pão branco macio)
250 gr de açúcar
500 ml de leite
100 ml de água
1 pau de canela
2 cascas de limão
Raspa da casaca de 1 laranja
2 ovos inteiros e 6 gemas
50 gr de sultanas douradas
50 gr de miolo de pinhão
50 gr de miolo de noz em pedacinhos
25 gr de miolo de amêndoa granulado
25 gr de miolo de avelã em pedacinhos
50 gr de manteiga
2 colheres de sopa de mel
Canela qb

Preparação

Leve ao lume o açúcar com o leite, a água, o pau de canela e as cascas de limão e deixe ferver durante 5 minutos. Esfarele o pão para dentro de uma tigela, utilize um pão macio para ser fácil de desfazer (se usar pão mais denso, triture-o na picadora). Numa tigela, bata as gemas com os ovos e adicione a elas a calda de leite em fio, mexendo sempre. Depois deite este preparado para cima do pão e esmague-o bem com uma colher de pau. Deite o preparado num tacho e leve ao lume até engrossar, mexendo sempre. Junte a manteiga, ainda com o tacho ao lume. Retire do lume, retire a casca de limão e o pau de canela e junte os frutos secos, o mel e a raspa de laranja, reservando alguns frutos para a decoração.

Coloque o preparado num prato fundo ou em taças pequenas e decore com os frutos secos, canela em pó e paus de canela.

Bom apetite!

A base em ardózia é da Duuras.

fomrigos à moda do norte
  • Facebook

mexidos do norte
  • Facebook