como fazer risotto de camarão
  • Facebook

Fazer risotto é simples, apenas requer alguma paciência para ir mexendo até estar no ponto. Depois de pronto, deve ser imediatamente servido para não perder a consistência. O ponto certo do risotto é quando o bago está cozido, mas ainda com textura e todo o preparado está cremoso. Um bom risotto não é um risotto espapaçado, mas sim um risotto cremoso. Para isso, convém ir mexendo sempre em pouco líquido (por isso o caldo deve ser acrescentado a pouco e pouco). A qualidade do arroz também vai influenciar, devemos usar um arroz com goma para que fique cremoso. O queijo, no fim, também dá cremosidade, enquanto a manteiga tem a função de parar a cozedura do arroz. Quando o risotto fica pronto e desligamos o lume, devemos adicionar a manteiga fria para a cozedura parar e para que o arroz não coza mais do que o necessário.

Eu uso um truque: guardo sempre um pouquinho de caldo que adiciono mesmo uns segundos antes de servir, se necessário. Ou seja, termino o risotto, adiciono a manteiga e o queijo, ervas frescas, se for o caso, um pouco de pimenta e depois, imediatamente antes de servir, mais um pouquinho de caldo (2 a 4 colheres de sopa). Mexo e sirvo. Espero que estas dicas vos ajudem a fazer um bom risotto!

Ingredientes para 2 pessoas

1 chávena de chá de arroz para risotto
70 gr de presunto cortado em cubinhos
1 chávena de café de vinho branco
Azeite qb
1 cebola média
Sal e pimenta qb
500 gr de camarão
1 dente de alho
1 colher de sopa de manteiga
30 gr de queijo parmesão ou da Ilha ralado
Tomates cereja e coentros frescos para guarnecer

Preparação

Descasque os camarões e retire-lhes as cabeças. Coloque as cabeças e cascas num tacho com 7 dl de água sem sal e leve a ferver durante uns 15 minutos para fazer um caldo. No fim, esmague as cabeças no caldo para dar mais sabor e coe o líquido. Reserve.

Deite um fio de azeite numa frigideira e frite aqui os cubinhos de presunto até estarem crocantes. Retire e reserve em papel absorvente. Reserve a gordura para fritar os camarões mais tarde.

Deite um generoso fio de azeite num tacho e junte a cebola picada. Deixe cozinhar até a cebola amolecer e ficar transparente. Nesse momento, junte o arroz, deixe fritar e mexa sem deixar pegar. Junte o vinho e mexa, sempre num lume médio/brando, até o arroz absorver todo o vinho. Quando estiver a secar, comece a juntar o caldo de camarão. Vá juntando aos poucos e mexendo sempre até o arroz estar no ponto certo. Tempere com sal. Quando estiver a terminar o arroz, salteie os camarões na gordura do presunto. Tempere com um alho picadinho e sal.

Termine o risotto, junte a manteiga e tempere com pimenta moída na altura. Por fim, junte o queijo ralado e, por último, os camarões. Sirva nos pratos ou num recipiente grande e guarneça com tomates cereja e coentros ou cebolinho picado. O cebolinho fica aqui muito bem. Como neste dia não o tinha, usei coentros.

Bom apetite!