aproveitar sobras de arroz
  • Facebook

 

aproveitar sobras
  • Facebook

 

Arroz é algo que se come muito cá por casa. Quando faço um arroz caldoso com peixe, polvo ou mariscos, normalmente faço com que não sobre muito, pois não tem grande graça no dia seguinte. Mas às vezes, quando faço arroz branco, de ervilhas ou outros legumes, até faço de propósito para sobrar. Se tivermos o cuidado de não cozer excessivamente o arroz e se este ficar soltinho, as sobras podem ser utilizadas em saladas ou para fazer empadão de carne por exemplo (o empadão fica bom com arroz branco ou com arroz de legumes). Aquecer as sobras de arroz na frigideira com um pouco de azeite e alho picadinho para servir novamente como acompanhamento também fica uma maravilha, parece que foi acabado de confecionar.

Por exemplo, este arroz de açafrão com ervilhas foi aproveitado para uma salada fria com atum, cenoura, pickles e uma base de alface.

  • Facebook

 

Quando o arroz fica mais cozido já vai ficar mais empapado no dia seguinte e não tem graça nenhuma para ser comido assim… Mas fica com a consistência perfeita para fazer bolas de arroz tipo Arancini – podem ver aqui a minha versão desta receita do sul de Itália. Desta vez fiz uns bolinhos de arroz e frango, pois também tinha sobras de frango assado. Ficou maravilhoso! E já pensei em fazer uma versão com atum, também deve ficar bom. Tinha sobras de arroz branco e sobras de frango e desta forma aproveitei tudo. Como o frango era de churrasco, tinha imenso sabor, por isso não precisei juntar mais nada. Se tiverem o frango cru, é melhor fazer um ligeiro refogado e cozinhá-lo para ganhar sabor antes de o picar e juntar ao arroz.

Ingredientes para cerca de 12 bolas de arroz

2 peitos de frango ou o equivalente em sobras de frango
1 tigela grande cheia de arroz (se cozer o arroz de propósito, deve ter uma chávena de chá de arroz cru, depois vai crescer bastante)
1 cebola, 1 dente de alho e azeite (se necessário para cozinhar o frango)
1 ovo inteiro
1 chávena de chá de mistura de sementes de chia e sésamo
12 bolinhas de mozzarela (vendem-se pacotes com as bolinhas já cortadas, mas também podem pôr um pequeno quadrado de qualquer queijo que derreta bem com o calor)
Sal e pimenta qb + especiarias a gosto
Óleo para fritar

Preparação

Se o frango estiver cru, deve cozinhá-lo fazendo um refogado ligeiro com o azeite, cebola e alho e os pedaços de frangos, deixe cozinhar e depois pique tudo. Se tiver sobras de frango (assado, no forno ou guisado), retire ossos e peles e pique tudo na picadora até obter uma pasta. Neste caso já não é necessário cozinhar mais o frango porque já tem muito sabor. Coloque a pasta de frango numa tigela e junte o arroz cozido e um ovo cru. Retifique temperos com sal e pimenta e também pode juntar uma colher de chá de especiarias a gosto (açafrão, caril em pó, garam massala ou outras). Misture muito bem. Faça bolas na palma da mão e coloque uma bolinha de mozzarela em cada bola de preparado. Feche as bolas de arroz e frango com a bola de mozzarela lá dentro. Passe-as pelas sementes e frite-as em óleo a 180º. Quando abrir as bolas de arroz a mozzarela vai estar derretida, sirva enquanto está bem quente.

Sirva com legumes ou uma salada verde. Bom apetite!

As Dicas da Paparoca têm o patrocínio da marca de eletrodomésticos Candy.

receitas para aproveitar sobras
  • Facebook