• Facebook

Adoro esta sopa e vou passar a fazê-la com regularidade, pois é mesmo muito boa! Com o devido respeito, mas põe o Caldo Verde a um canto 😉 Eu gosto muito de acelgas e costumo cozinhá-las em esperregado ou salteadas. Por vezes também junto os caules à sopa, mas nunca tinha juntando em tão grande quantidade. Desta vez fiz a base da sopa com bastante acelga e ficou fantástico. É uma sopa bem cremosa, leve e bastante saudável.

Ingredientes

300 gr de courgette (uma courgette média)
400 gr de abóbora manteiga
300 gr de acelgas (caules e folhas)
1 alho francês pequeno (cerca de 150 gr)
Azeite e sal qb

Preparação

Lave a courgette, alho francês e abóbora e corte em pedaços. Coloque dentro da panela.

Lave as acelgas, cortando os pés em pedaços e juntando aos outros legumes. Corte as folhas em juliana fininha (como se fosse para caldo verde) e coloque-as num cesto de rede para cozerem à parte. Cubra os legumes com água (só mesmo até cobrir, não junte mais para não ficar muito caldoso, a menos que goste). Junte sal e leve a cozer com o cesto de rede por cima do tacho para as folhas verdes das acelgas cozinharem.

Quando os legumes estiverem cozidos, triture tudo com a varinha mágica. Junte um fio de azeite e as folhas das acelgas cortadas em juliana. Retifique de sal, mexa bem e a sopa está pronta a servir!

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!