chili com abóbora
  • Facebook

A abóbora continua a ser um dos meus ingredientes preferidos. A que usei nesta receita é biológica, caseira, foi trazida do Norte pela minha cunhada. Ela deu-me a abóbora e eu pensei logo em fazê-la recheada. Apesar de também adorar usar abóbora em receitas doces – podem pesquisar aqui no blog, tenho várias sugestões – desta vez queria mesmo voltar a fazer um prato salgado de abóbora recheada. Pensei em algo cheio de sabor e surgiu-me a ideia de um chili de carne e feijão com abóbora. O resultado foi excelente e muito cremoso. Estas abóboras aikido são muito macias e carnudas, têm pouca água, assam rapidamente e são muito saborosas. É bom comê-las com casca e tudo, parece quase uma bata doce.

Também vos queria dizer que, a partir de agora, vou passar a publicar uma receita nova sempre às sextas-feiras. Não quero deixar este projeto que me dá tanto prazer, mas a vida profissional não permite que alimente o blog com receitas todos os dias. Continuem a seguir nas redes sociais diariamente (Facebook e Instagram), pois vou sempre partilhando dicas, fotos e ideias de coisas boas.  E à sexta vou trazer sempre uma receita nova e o mais saborosa e original possível, claro! Porque adoro cozinhar e porque vocês merecem muito  🙂 Obrigadão por estarem por aí!

Ingredientes para 4 pessoas

1 abóbora com cerca de 2 a 2,5 quilos
1 cebola grande
3 dentes de alho
500 gr de carne picada (usei de perú)
500 gr de feijão encarnado
3 tomates maduros
1 pimento encarnado
2 malaguetas vermelhas
Azeite qb
Sal e pimenta qb
1 colher de chá de pimentão doce
1 raminho de salsa

Preparação

Tenha o feijão previamente cozido, eu cozi uma quantidade e congelei em sacos, agora vou usando conforme preciso. Para esta receita também convém pôr a abóbora a assar antes. Abra uma tampa na abóbora e retire as sementes (aproveitei para as secar e vou ver se pegam no terreno dos meus pais). Volte a colocar a tampa na abóbora e leve-a a assar ao forno a 200º até estar macia. Esta levou menos de uma hora a assar.

Prepare o recheio. Deite um generoso fio de azeite num tacho. Junte a cebola, os alhos e o pimento, tudo picado. Junte o louro e as malaguetas picadas. Deixe refogar até a cebola ficar amolecida. Junte a carne. Tempere de sal e pimenta a gosto e o pimentão doce. Junte os tomates desfeitos em pedaços. Deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos e retifique temperos. Entretanto a abóbora deve estar assada. Assim que esteja cozinhada, retire do forno, não a deixe desfazer-se. Deixe arrefecer ligeiramente e depois recheie a abóbora com o chili bem quente. Polvilhe tudo com salsa fresca picada e sirva. Como todo o prato tem uma textura muito cremosa, fica bem acompanhá-lo com uma salada de folhas verdes crocantes e umas tiras de milho fritas e estaladiças. Mas, se preferir, sirva só assim, pois já é bom e guloso o suficiente 😉

Bom apetite!

abóbora com chili
  • Facebook