A semana passada fiz uma compota de vários frutos vermelhos que ficou ótima e que utilizei num gelado, podem ver AQUI a receita. Como sobrou compota, esta semana fiz um cheesecake. Não leva ovos e o queijo que usei foi ricotta. Não vai ao lume, por isso é super rápido de preparar, fica cremoso e muito fresco. Por cima, podem pôr esta ou outra compota. Esta foi muito apreciada, mesmo por quem não costuma gostar de doce de frutos vermelhos pelo facto de não ser doce demais, mas também não ser ácida. Os frutos eram todos bastante doces e a conjugação dos três (cereja, morangos e mirtilos) ficou espetacular. Experimentem! Bom fim-de-semana!
Ingredientes
300 gr de bolacha maria
180 gr de manteiga
2 a 3 colheres de sopa de leite
500 gr de queijo ricotta
200 gr de açúcar
Raspa de 1 limão
150 gr de compota de frutos vermelhos – receita AQUI
Preparação
Triture a bolacha com a manteiga e junte um pouco de leite para obter uma consistência mais macia. Barre com manteiga uma forma de aro amovível e forre o fundo com o preparado de bolacha, calcando e alisando bem.
Com as varas de arames da batedeira, bata o ricotta com o açúcar e a raspa de limão até obter um creme sedoso e não existirem grãos de açúcar por desfazer. Deite este preparado em cima da base de bolacha. Tape com película e leve ao frigorífico pelo menos 3 horas. No momento de servir, disponha uma camada de compota de frutos vermelhos e desenforme o cheesecake. Sirva com fruta fresca ou flores comestíveis.
Bom apetite!