muffins de mirtilos
  • Facebook

Quinta-Feira da Espiga ou da Ascensão. Dia de “ir à espiga” e fazer um raminho que se coloca atrás da porta para trazer saúde, sorte e pão. Dia de romaria ao Senhor da Boa Morte, tradição na minha terra, Vila Franca de Xira. A minha Avó falava sempre com carinho deste dia. De como subiam o monte, desde Povos até à Capela do Senhor da Boa Morte, de onde se avista o Tejo e as Lezírias se alongam. De como levavam farnel com “pastelinhos de bacalhau”, vinho, chouriço ou toucinho e pão. De como ela ia com os pais e os irmãos quando era pequena e, mais tarde, com o meu Avô (a foto que podem encontrar no fim do artigo é dos meus Avós numa Quinta-Feira da Espiga, algures entre 1945 e 1947, ainda os meus avós namoravam).

Nesta procissão religiosa, mas também muito popular, os romeiros iam apanhando a espiga, os malmequeres e as papoilas que salpicam os campos nesta altura do ano e que são tão lindas como frágeis e efémeras. Como efémera é a vida, frágil e forte, ao mesmo tempo. Perdi a minha querida Avó neste mês de maio, poucos dias após ela ter completado 90 anos e poucos dias antes do meu próprio aniversário. A tristeza é muito grande, as saudades são imensas. Saudades do colo dela, acima de tudo do colo… da voz dela, das histórias dela, dos cozinhados dela, da companhia dela. Este ano, o maio é mais triste, mas continuará sempre a ser o meu mês, um mês que adoro e que me traz memórias felizes. A minha Avó escolheu partir neste mês, mas despediu-se de mim com o carinho que me teve sempre. Até na hora de partir foi meiga comigo. Disse o meu nome e “até amanhã”. Até amanhã, Avó.

muffins mirtilos
  • Facebook

Ingredientes

100 gr de iogurte grego + iogurte para guarnecer no momento de servir
200 gr de açúcar
200 gr de farinha de espelta
3 ovos L
0,5 dl de azeite
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
Raspa de 1 laranja
125 gr de mirtilos + mirtilos para guarnecer

Preparação

Coloque a farinha e o açúcar numa tigela. No meio, junte os ovos, o iogurte e o azeite. Junte a raspa de laranja e misture bem como uma vara de arames. Por fim, junte o bicarbonato e o fermento. Distribua o preparado por formas de queques e coloque 3 ou 4 mirtilos em cada uma. Leve ao forno pré-aquecido a 190º para cozer durante 25 minutos. No momento de servir, junte mais iogurte e mirtilos frescos.

sr da boa morte anos 40
  • Facebook

Os meus Avós maternos na década de 40 do século XX, Sr. da Boa Morte, Vila Franca de Xira