Em época de vindimas, as Dicas da Paparoca desta semana são sobre as uvas. A uva é um dos frutos mais populares do mundo, pois existe em quase todas as regiões do globo. Grande parte delas são usadas para a produção de vinho, mas a uva de mesa também ocupa lugar de destaque, seja servida como sobremesa ou inserida em pratos doces e salgados: é muito bom adicionar uvas a saladas, por exemplo, ou servi-las com queijos ou pratos de carne. Experimentem fazer pequenas espetadas de uvas e salmão fumado e servir como entrada, também é muito bom. Da uva, também se pode fazer compotas e geleias e o fruto também é utilizado em bolos. De seguida, partilho convosco a receita do bolo de uvas que podem ver na foto. Ficou excelente!
Um dos principais benefícios das uvas é o facto de serem muito ricas em antioxidantes, ou seja as uvas retardam o processo de oxidação e envelhecimento das células. O resveratrol encontrado nas uvas pretas (e no vinho tinto) é benéfico para o coração e para as células do cérebro. As uvas são, de facto, conhecidas por serem um fruto amigo do coração porque, além de serem antioxidantes, ajudam a controlar a tensão arterial, o mau colesterol e auxiliam o organismo na proteção das paredes das artérias.
Nutricionalmente, são ricas em fibra e água, o que ajuda ao funcionamento dos intestinos. No que diz respeito a vitaminas, são uma boa fonte de vitaminas C, B e K e contêm ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Fornecem uma boa percentagem de hidratos de carbono de absorção rápida, por isso pode comê-las à vontade antes de praticar exercício físico. O que também é bom para um lanche antes do treino é este bolo que fiz 🙂 Deixo-vos a receita e espero que experimentem no fim-de-semana e que gostem.
As Dicas da Paparoca têm o apoio da Candy.
Ingredientes
4 ovos grandes
200 gr de açúcar louro
50 gr de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
Sumo de 1 laranja
200 gr de farinha integral de espelta
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
200 gr de uvas (usei das brancas, tipo D. Maria)
Preparação
Junte o açúcar com os ovos e as gorduras e bata bem. Ao fim de uns 5 minutos, junte o sumo da laranja, misture e junte a farinha. Misture sem bater muito. Por fim junte as uvas brancas. As que eu tinha eram bastante grandes, por isso cortei-as ao meio e retirei a grainha antes de as juntar à massa. Coloque o preparado numa forma untada e leve a cozer ao forno pré-aquecido a 200º durante 45 minutos. Sirva com mais uvas frescas.
Bom apetite!