bolo de chocolate macio
  • Facebook

 

bolo de chocolate
  • Facebook

Tirei esta receita de um livro da Nigella e já fiz o bolo várias vezes. Sai sempre bem e é o bolo de chocolate mais macio que já comi! Há bolos mais fofos e bolos mais húmidos, este é delicioso por ser absolutamente macio, compacto na medida certa e nada seco! A Nigella chama-se “Bolo do Diabo” e refere o quanto ele é luxuriante (e é!). Eu preferi dar-lhe forma de coração e mudar-lhe o nome para algo mais romântico 😉 Mas a única diferença está mesmo no formato, o resto da receita é absolutamente igual à dela. A cobertura também é igualmente luxuriante. Não se assustem quando a prepararem porque vai estar líquida no início, mas depois fica muito cremosa. Sigam todos os passos para que corra bem, não é difícil, apenas têm que seguir com preceito.

Ingredientes:

Para o bolo:
50 gr de cacau em pó
100 gr de açúcar mascavado
250 ml de água a ferver
125 gr de manteiga sem sal + manteiga para untar as formas
150 de açúcar branco
125 gr de farinha com fermento
2 ovos
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de extrato de baunilha (ou aroma, se não tiverem o extrato)

Para o creme:
125 ml de água
30 gr de açúcar mascavado
175 gr de manteiga sem sal
300 gr de chocolate negro (minímo 55% de cacau)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Forre uma forma redonda não muito grande com papel vegetal, unte-a com manteiga e polvilhe com cacau em pó (usei a forma em forma de coração em vez da redonda). Também podem usar duas formas redondas exatamente iguais para ter duas camadas de bolo, em vez de o cortarem ao meio. Deite o cacau e o açúcar mascavado numa taça e deite por cima a água a ferver, misture bem até os ingredientes secos se dissolverem e não apresentarem grumos. Reserve.

Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo. Junte o extrato de baunilha ao creme. Junte o bicarbonato à farinha. Quando o creme de manteiga estiver bem batido, junte um ovo e, logo de seguida, uma colher de sopa de farinha. Junte o outro ovo logo de seguida e outra colher de farinha, continuando a bater. Junte o resto da farinha e bata só até estar tudo envolvido, não bata mais. A esta massa espessa, junte cuidadosamente a mistura de água com chocolate até estar tudo bem envolvido e ter um preparado homogéneo. Deite a massa na forma ou divida-a pelas duas formas em partes iguais. Leve a cozer ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos ou até o palito sair limpo quando picar o bolo.

Assim que colocar os bolos no forno, comece a preparar o creme. Num tacho coloque a água, o açúcar e a manteiga cortada em cubos. Deixe derreter ao lume. Pique o chocolate numa picadora ou com a faca até ficar com pedaços bem pequenos. Assim que a mistura estiver líquida, retire do lume e junte-lhe o chocolate picado. Misture tudo para que o chocolate derreta por completo. Passados poucos minutos bata com a vara de arames em velocidade baixa durante poucos segundos, um minuto no máximo.

Entretanto o bolo deve estar pronto, retire-o do forno e deixe-o a arrefecer (desenforme quando estiver morno). Enquanto o bolo arrefece por completo, de vez em quando bata a o creme (com as varas, em velocidade lenta) uns poucos segundos ou durante um minuto. Isto serve para que o creme fique mais macio e lustruso. Vai ver que o creme vai solidificando e vai ficar cremoso e maleável.

Quando o bolo estiver totalmente arrefecido (e no caso de ter feito apenas um bolo), corte-o ao meio. Coloque uma camada de bolo no prato de servir, barre generosamente com creme de chocolate e coloque a outra camada de bolo por cima. Barre todo o bolo com o creme (por cima e nas laterais) e sirva.

Bom apetite!