suflé de chocolate
  • Facebook

Aqui está uma sobremesa perfeita para o Dia dos Namorados ou para qualquer altura, de verão ou de inverno, para comer a dois, sozinho ou entre amigos (quando isso voltar a ser possível…). Estes suflés de chocolate são tão, mas tão bons, que o difícil vai ser não os comer todos de uma vez e nem esperar pelo namorado ou namorada 😉

Estes deliciosos suflés de chocolate ficam super fofos, macios e cremosos… derretem-se na boca e são irresistíveis! Sigam todos os passos tal como são indicados e vai ser sucesso garantido!

Ingredientes

Manteiga derretida + açúcar qb para untar 4 ramequins
60 gr de chocolate com 70% cacau
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar (mais uma se preferirem um sabor a chocolate mais doce)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
4 colheres de sopa de leite
1 colher de chá rasa de cremor tártaro
1 pitada de sal fino + pitada de pimenta (opcional)

Preparação

Pré-aqueça o forno a 190º e unte 4 ramequins com manteiga e depois polvilhe com açúcar.
Derreta o chocolate em banho maria. Enquanto isso, deite 1 colher de manteiga num tachinho. Quando estiver totalmente derretida, junte a farinha e mexa bem com a vara de arames (tal e qual como se estivesse a preparar um bechamel). Vá juntando as 4 colheres de sopa de leite, uma a uma e mexendo sempre. Vai obter um preparado espesso, não deve ter grumos. Tire do lume e reserve.
Assim que o chocolate estiver derretido, junte-o ao preparado anterior, bem como a pitada de sal e pimenta, misture bem. Junte as gemas de ovos, misture bem e reserve, enquanto trata das claras.
Bata as claras em castelo com o pó de cremor tártaro (para ficarem mais fofas e firmes). Quando começarem a ficar em espuma, junte 1 colher de sopa de açúcar. Continue a bater. Quando ficarem mais firmes, junte a outra colher de açúcar e bata até ficarem brilhantes e a fazer picos.
Junte metade das claras ao preparado de chocolate e envolva. Junte a outra metade das claras e envolva delicadamente. É importante fazer isto em 2 momentos.
Divida o preparado pelos 4 ramequins e leve ao forno durante 12 a 15 minutos (os meus estiveram 15 minutos). Retire e sirva de imediato para não baixarem.
Vão ficar super fofos, macios, cremosos, parecem nuvens a derreter na boca
?
  • Facebook
Bom apetite!