• Facebook
As sanduíches servem de refeição a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Mais ou menos elaboradas, podem substituir refeições principais , podem ser muito práticas ou comidas de faca e garfo e não ficam a perder em nada para outro tipo de prato. Numa sanduíche podemos pôr o que quisermos, dos ingredientes mais simples e baratos aos mais gourmet. E tudo começa logo na escolha do pão, que também pode ser tão diferente quanto o nosso gosto prefira: branco, escuro, de mistura, tipo broa, pão doce, com sementes… Fazer uma sanduíche é um desafio à imaginação!
Pessoalmente, gosto de todo o tipo de sandes, desde as mais leves às tradicionais bifanas comidas nas barraquinhas dos jogos da bola, que é um ritual que eu gosto de cumprir quando vou à bola 🙂 Desde que seja boa, venha a sanduíche que eu dou-lhe uma dentada… ou duas 😉
Pensei esta receita para um almoço só para mim e por ocasião do projeto Dia Um… Na Cozinha! Fique contente com o resultado, que foi todo comido e saboreado, e acho que não há melhor forma de começar este mês de verão e calor do que com uma sanduíche fresca e deliciosa!

  • Facebook
Ingredientes para 2 pessoas:
2 fatias de pão de centeio
1 requeijão do campo com azeitonas da marca Saloio
Folhas de alface roxa e rúcula qb
2 iogurtes naturais sem açúcar
4 metades de tomates secos em conserva de azeite
6 azeitonas descaroçadas
Sal fino e pimenta qb
Azeite e vinagre qb
Manjericão seco qb ou outra erva a gosto
Preparação:
Desfaça o requeijão com um garfo e misture-o com os iogurtes. Tempere de sal e pimenta e misture tudo até obter uma pasta em que ainda se sintam os pedacinhos de requeijão. Barre cada fatia de pão com um pouco desta mistura. Numa taça ponha as folhas verdes e tempere-as com sal, azeite e vinagre a gosto. Misture, escorra as folhas do excesso de tempero e disponha-as em cima do pão. Por cima das folhas deite a mistura de requeijão e iogurte. Termine com rodelas de azeitonas pretas, pedaços de tomate seco e polvilhe com o manjericão. 
Nota: esta sanduíche foi pensada para ser comida no prato, mas pode juntar-lhe outra fatia de pão no topo, passando a ser necessárias duas fatias por pessoa.
Sirva ao lanche ou como refeição principal. Bom apetite!