Esta sobremesa fica super fresca, não é demasiado doce, nem sequer leva açúcar além do naturalmente presente nos ingredientes. Leva algum mel e muita fruta. É ótima para dias de calor, deve ser comida geladinha, de preferência a seguir a um jantar no terraço ou numa esplanada 😉
As quantidades indicadas servem 6 taças de tamanho médio.
Para o crumble:
150 gr de bolachas digestivas
4 colheres de sopa de amêndoa triturada
4 colheres de sopa de coco tostado adocicado (se não encontrar, use o coco ralado cru)
4 colheres de sopa de Becel líquida ou manteiga derretida
Para o creme do pudim:
2 iogurtes naturais sem açúcar
2 a 4 colheres de sopa de mel (ajustem a quantidade de mel conforme o vosso gosto e a doçura do melão)
400 gr de melão + bolinhas a gosto para decorar (também pode ser meloa)
4 folhas de gelatina incolor
0,5 dl de leite
Bolinhas de melão, coco ralado tostado e folhas de hortelã para decorar.
Preparação:
Na picadora ou processador de alimentos deite as bolachas partidas em pedaços, a amêndoa, o coco e a margarina ou manteiga. Triture até obter um crumble. Deite 3 a 4 colheres de sopa do preparado em cada taça de vidro e calque ligeiramente (não gaste todo o crumble aqui, reserve o resto).
Faça o creme/pudim. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria até estarem hidratadas (cerca de 5 minutos). Retire a casca ao melão, corte em cubos, coloque-o no processador de alimentos. Junte os iogurtes, o mel e triture tudo até ficar uma espécie de batido. Reserve numa taça. Aqueça o leite no microondas e deite lá as folhas de gelatina já hidratadas, misture até se dissolverem totalmente. Junte esta mistura ao preparado de melão. Com muito cuidado deite esta mistura em cima do crumble (cerca de 3 conchas por taça). Leve ao frigorífico até o creme solidificar numa espécie de pudim.
Retire do frio e deite uma colher de sopa de crumble em cada taça. Coloque 3 bolinhas de melão em cada dose, polvilhe com coco ralado tostado e decore com hortelã. Sirva bem frio.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!