Todas as semanas faço várias refeições sem carne ou peixe. Consumo ovos com bastante frequência, alimento que também contém bastante proteína boa e que substitui bem a carne e o peixe. Faço refeições mais alternativas em especial para mim, aos almoços, mas o meu marido também vai alinhando… de vez em quando, assim devagarinho para não parecer mal 😉 Ele gosta muito de carne… Eu também gosto, mas a minha preferência vai para o peixe, legumes e vegetais, ovos e lacticínios. E também gosto (muito mesmo!) de alguns alimentos que introduzi há uns anos na minha alimentação, como a quinoa, que é versátil e tem uma textura que me agrada particularmente. Frutos secos, sementes, leguminosas, são outros ingredientes que entram diariamente na minha dieta.
Não sou fundamentalista de nada e gosto que percebam isso. Aqui no blog podem encontrar todo o tipo de receitas. Preocupo-me com a saúde e com as questões ambientais, há muito tempo que me preocupo… com a questão do desperdício alimentar, por exemplo, que é algo que me arrepia e que ainda vejo muitas pessoas fazerem sem dar conta ou sem se importarem com isso! Acima de tudo, acho que comer de forma saudável é comer com equilíbrio e variedade.
Salada de couscous e espargos – Ingredientes para 4 pessoas
2 chávenas de chá de couscous
2 molhos de espargos verdes
300 gr de tomate cereja
4 colheres de sopa de azeitonas desidratadas (se não encontrar, use das frescas)
Azeite qb ou óleo de girassol ou outro
Sal e pimenta qb
2 dentes de alho
4 ovos
Folhas verdes
Preparação
Coloque o couscous num pirex baixo. Regue por igual com água a ferver ou um caldo de legumes bem quente. Regue cuidadosamente só até o couscous estar todo coberto (não deite água a mais para não empapar). Tape o pirex e deixe repousar cerca de 10 minutos. Depois solte o couscous com um garfo e reserve. Retifique temperos se necessário.
Entretanto, salteie os espargos em alho e azeite. Corte os espargos em pedaços e saltei-os rapidamente (5 a 7 minutos). Tempere com sal e pimenta. Nos últimos minutos, junte os tomates cereja inteiros e salteie também. Junte o couscous à frigideira e envolva tudo para ganhar sabor. No prato de servir, disponha algumas folhas verdes e depois a salada quente de couscous. Junte um ovo estrelado ou escalfado a cada prato. Eu ainda guarneci com azeitonas desidratadas, mas pode optar por pedacinhos de tomate seco, nozes ou sementes. Ou, simplesmente, ervas frescas, como coentros.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!