Este snack saudável é uma das receitas que vou preparar no shoowcooking de 19 de outubro, em Arruda dos Vinhos. O shoowcooking SNACKS SAUDÁVEIS está integrado na NaturaArruda, uma Feira de Técnicas Naturais, Saúde e Bem-Estar. Vão acontecer várias atividades, todas com entrada livre, no Jardim Municipal de Arruda. Podem ver AQUI o programa completo. Eu vou estar por lá no sábado a preparar e apresentar algumas sugestões, que vão poder provar. Vão ser receitas sem carne nem peixe, snacks e refeições leves mais alternativas e muito saborosas.
Estas bolinhas de batata doce e frutos secos são uma espécie de trufas ou brigadeiros, ficam macias, com uma textura idêntica à dos brigadeiros. São um bom snack para o pequeno-almoço ou para lanches. Não têm gordura nem açúcar adicionado, não são muito doces, têm apenas o doce agradável da batata doce e das passas. Pessoalmente, gosto muito de batata doce e acho que ficaram deliciosas. Desafio-vos a experimentarem e marquem já na vossa agenda para aparecer em Arruda no sábado, dia 19 d eoutubro 😉
Ingredientes
300 gr de batata doce assada
Raspa de 1 laranja
100 gr de farinha de amêndoa
20 gr de linhaça dourada moída
30 gr de miolo de noz
30 gr de passas de uva corinto (pequenas e sem grainha)
Coco ralado qb para envolver os brigadeiros
Preparação
Asse as batatas com pele, embrulhadas em folha de alumínio, no forno a 200º. Asse-as até estarem macias (vai depender do tamanho das batatas). Depois de assadas, retire a polpa com a ajuda de uma colher e deixe arrefecer. A casca não é utilizada nesta receita. Coloque a polpa das batatas numa tigela e esmague com um garfo. Junte a linhaça, a farinha de amêndoa e a raspa da casca de uma laranja. Amasse tudo bem com as mãos ou misture bem com uma colher. Junte as nozes picadas e as passas, misture tudo bem. Na palma das mãos, forme pequenas bolas e passe cada uma delas por coco ralado. Coloque cada brigadeiro numa forminha de papel e leve ao frigorífico para solidificar um pouco. Aguentam 3 dias para serem consumidas assim frescas, desde que conservadas no frio, mas também podem ser congeladas.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável.