panquecas de farinha de espelta
  • Facebook

Experimentei panquecas de farinha de espelta este fim-de-semana e gostei bastante. Aproveitei umas claras que tinham sobrado de um doce e juntei apenas um ovo inteio, mas podem fazer só com claras. A espelta é um cereal primo do trigo, é chamado “trigo selvagem” ou trigo ancestral. A espelta é em rica em vitaminas do complexo B e em ferro, entre outros nutrientes. Em breve irei dedicar um artigo das Dicas da Paparoca à espelta.
Para quem é intolerante ao glúten, há que referir que a espelta tem menos do que o trigo, mas tem glúten. Como tem menos, é de mais fácil digestão. Estas panquecas levam muito pouco doce, até porque o sabor da espleta já é ligeiramente adocicado. Assim, ficam perfeitas para lhes juntarem ingredientes doces ou salgados e também fruta.

Ingredientes para 2 panquecas grandes ou 4 mais pequenas

4 claras + 1 ovo inteiro
4 colheres de sopa bem cheias de farinha de espelta integral
1 colher de sopa de mel
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de café de fermento em pó
1 colher de sopa de manteiga

Preparação

Numa tigela ponham as claras, o ovo, a farinha de espelta, o mel, o bicarbonato e o fermento. Mexam com a vara de arames para misturar. Coloquem 1 colher de manteiga numa frigideira anti-aderente, deixem aquecer, deitem metade do preparado na frigideira. Quando estiver bem fofa e praticamente cozinhada, virem a panqueca para dourar do outro lado por 1 a 2 minutos. Façam o mesmo à outra metade do preparado.
Sirvam com fruta, compotas, iogurte ou queijo. Servi com compota de alfarroba, kiwi, uma noz de manteiga e sementes de girassol. 😊🌻

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

panquecas espelta integral
  • Facebook