lombos de garoupa com escabeche de laranja
  • Facebook

Há pratos que me deixam mesmo orgulhosa ? Este é um deles, por vários motivos: porque estava ótimo e me soube maravilhosamente, porque foi uma inspiração que nunca tinha experimentado e ficou uma maravilha e porque o “anti peixe“ cá de casa gostou!!! Gostou mesmo, disse que eu até podia repetir o prato e tudo! Esta cebolada prepara-se de forma idêntica a um escabeche, mas leva sumo de laranja em vez de vinagre. Na minha opinião (que não sou muito de vinagre) é ainda melhor. O sabor da laranja fica delicado e conjuga bem com o peixe, fica suculento e delicioso. Para obter os lombos de garoupa, comprei uma garoupa inteira com cerca de 2,5 kg. Pedi que arranjassem na peixaria e trouxe-a arranjada, mas inteira e em casa é que cortei os filetes e os lombos. Arrisquem fazer este prato, pois é diferente e rápido de confecionar. Vão ficar agradavelmente surpreendidos.

Ingredientes para 2 pessoas

4 lombos de garoupa
1 cebola roxa + 1 branca (que seja doce e macia)
1 dl de azeite
2 laranjas
Cebolinho a gosto
Sal e pimenta qb

Preparação

Comece por fazer a cebolada com o azeite e as cebolas em rodelas finas. Tempere de sal, deixe cozinhar até a cebola estar macia. Junte o sumo de uma laranja e meia e deixe reduzir um pouco. No fim, junte o sumo de mais meia laranja, misture, retire do calor e reserve esta cebolada.
Tempere os lombos do peixe com sal e pimenta. Deite um fio de azeite na frigideira e cozinhe o peixe, primeiro com a pele para baixo, durante cerca de 5 minutos. Vire os lombos de garoupa para cozinharem do outro lado. Não deixe cozinhar em demasia, assim que o peixe estiver a lascar, está pronto. Sirva com a cebolada, batata cozida e cebolinho fresco picado.

Bom apetite!

lombos de garoupa com escabeche de laranja
  • Facebook