Servi estes crepes de atum como entrada num jantar com o nosso sobrinho. Ele adorou os crepes! Como vai ficar uns mesitos sem as paparocas da tia, tenho que lhe dar muito mimo para ele levar acumulado para onde vai 😉

A mistura dos ingredientes foi fruto da minha imaginação. Costumo ter sempre em casa massa philo para “o que der e vier”, principalmente para fazer entradas saborosas e muito rápidas, dado que esta massa precisa de poucos minutos no forno para ficar crocante. Se quiserem podem servir os crepes de atum como prato principal, é uma questão de lhes juntarem um acompanhamento, como arroz selvagem ou uma salada mista.

Ingredientes para 12 crepes:

3 latas de atum
3 colheres de sopa de sultanas douradas
3 cenouras
150 gr de espinafres
0,5 dl de azeite
24 folhas de massa philo
2 colheres de sopa de sementes de chia
Azeite e mel qb para pincelar os crepes
2 gemas de ovo
Sal e pimenta qb
 

Preparação:

Descasque as cenouras e pique-as na picadora ou rale finamente. Leve o azeite ao lume num tacho e adicione as cenouras raladas. Deixe refogar um pouco. Junte o atum das três latas depois de desfeito com um garfo. Misture bem. Adicione os espinafres (folhas ou folhas e caules cortados em pedaços). Tempere com sal e pimenta, vá mexendo e deixe cozinhar um pouco até os espinafres “murcharem”. Junte as sultanas. Por fim, já com o lume desligado mas ainda quente, junte as gemas de ovo para ligar tudo bem. Misture de forma a que todos os ingredientes fiquem bem envolvidos. Deixe arrefecer o recheio.
Disponha duas folhas de massa philo uma por cima da outra, pincelando no meio com manteiga derretida, depois corte pedaços com cerca de 15 cm x 5 cm. Coloque em cada folha uma colherada do preparado de atum e enrole as folhas de massa philo como se fosse um crepe (tipo “crepe chinês”).
Leve ao forno a 200º por 15 minutos ou até ver que a massa está dourada e estaladiça sem queimar. Depois de retirar do forno, com os crepes ainda quentes, pincele-os levemente com uma mistura de um pouco de azeite e mel e, logo de seguida, espalhe por cima as sementes de chia.
A introdução das sementes na alimentação é algo secular que talvez se tenha perdido nas últimas décadas, mas que foi agora recuperado com largos benefícios para a nutrição e saúde. As sementes de chia  são ricas em fibras, cálcio, magnésio,potássio e ómega 3.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!