como cozinhar millet
  • Facebook

 

como cozinhar millet
  • Facebook
O millet ou milho painço é um cereal ancestral da família do milho, cuja origem remonta há cerca de 6000 anos nos continentes asiático e africano. É um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional por ter alto teor vitamínico e ser rico em fibra e proteína. É muito rico em ferro, o que traz vários benefícios para a saúde e foi este um dos motivos que me levou a começar a consumir este alimento. De digestão fácil, é um grão que se apresenta na forma de pequenas sementes amarelas. Depois de cozido dobra de volume. Pode ser misturado com tudo e temperado como desejar, pois tem um sabor neutro (suave sabor a nozes).

Cada 100 gr de millet tem 64 gr de hidratos de carbono, 11 gr de proteína e 8,5 gr de fibra. As minhas dicas de hoje são sobre os benefícios deste cereal e os truques para o cozinhar com sucesso, de forma a que fique cozido, mas sem ser em demasia. Também vos deixo uma receita deliciosa de millet com cogumelos e legumes. As Dicas da Paparoca têm o patrocínio da marca de eletrodomésticos Candy.

Benefícios do millet para a saúde

  • Previne doenças cardiovasculares – por ser rico em fósforo e magnésio previne a acumulação do mau colesterol
  • Promove o bom funcionamento do trânsito intestinal, pois é muito rico em fibras
  • Cria saciedade, pelo que ajuda a controlar o peso
  • Melhora o sistema imunitário e beneficia pele e cabelo, pois é rico em antioxidantes e Vitaminas C e E
  • Previne anemias por ser muito rico em ferro
  • Beneficia o sistema nervoso central por ser rico em magnésio, ácido fólico e vitaminas do complexo B
  • É benéfico para fortalecer esômago e pancreas

Millet com cogumelos e legumes salteados

Pode cozer o millet como indico de seguida e servi-lo como acompanhamento simples ou servir como elemento principal da refeição, misturado com legumes ou com os ingredientes que preferir, já que o millet conjuga bem com todo o tipo de sabores. A forma como gosto de fazer e indico na receita consiste em saltear os grãos antes de os cozer. Também há quem deixe de molho de noite, como se faz com as leguminosas secas, e o coza no dia seguinte. Na cozedura, o nível de absorção de sal é idêntico ao do arroz, pode colocar sensivelmente a mesma quantidade de sal como se fosse para cozer arroz.

Ingredientes para 4 pessoas

1 chávena de chá de milho painço (millet)
2,5 chávenas de água
2 dentes de alho
0,5 dl de azeite
1 pimento vermelho em tiras
2 courgettes pequenas em cubos
200 gr de cogumelos
Sal e pimenta qb

Preparação

Lave os grãos num passador em água fria corrente. Depois deite-os numa frigideira anti-aderente e deixe secar 1 a 2 minutos, mexendo sempre, para retirar a humidade da lavagem. Junte um fio de azeite e um alho esmagado e deixe saltear mais 2 a 3 minutos, mexendo para que não pegue. Este processo serve para tostar ligeiramente os grãos (sem os deixar queimar), ativar-lhes o sabor, secá-los e soltá-los para que depois cozam uniformemente.

Para os cozer, mantenha os grãos na frigideira ou transfira-os para uma panela, se preferir. Acrescente 2 chávenas e meia de água fria e mexa. É importante colocar os grãos na água fria e levar assim ao lume para que o interior do grão coza e o resultado fianl seja satisfatório. Assim que a água ferver, tempere com sal e reduza o lume para médio-baixo. Deixe cozer 15 a 20 minutos até o millet ter absorvido praticamente toda a água. Esta proporção que indico – 2 vezes e meia de água para cada porção de grão – faz com que o millet fique perfeitamente cozido, mas não espapaçado, fica com uma ligeira textura. Se gostar dele mais cozido, junte 3 medidas de água para cada medida de grão.

Deixe cozer até ter absorvido toda a água e depois deixe repousar mais uns 10 minutos e solte os grãos com um garfo ou salteie-os na frigideira para ganhar mais um pouco de sabor. Neste caso salteiei os legumes na frigideira com azeite e alho e no fim juntei o millet na frigideira e envolvi tudo. Antes de servir retifiquei de sal e temperei com pimenta moída na altura e umas gotas de sumo de lima.

Também podem servir só cozido, como se fosse arroz para acompanhamento de carne, por exemplo.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!