Fiz este bolo pela receita de um livro que trouxe de Viena – “Cozinha Imperial Austríaca” – e, realmente, é diferente do que costumava fazer. Tem a ver como a forma como os ingredientes são batidos, o que faz a massa receber ar em momentos diferentes e ficar muito amanteigada, ao mesmo tempo. A temperatura de cozedura baixa também tem influência na textura do bolo, que fica super tenro, com uma massa uniforme e macia. A única alteração que fiz em relação à receita original foi usar raspa de laranja em vez de limão.
Fomos uns dias até à capital da Áustria e claro que a minha curiosidade gastronómica está sempre presente, por isso provei alguns pratos típicos, trouxe um livro de receitas e deliciei-me no Museu da Imperatriz Sisi, ao ver os utensílios, formas, recipientes, loiças, pratas e cristais que eram usados nos banquetes. Até é possível ver alguns menús de banquetes servidos no século XIX e todo o organograma da cozinha, desde os polidores de pratas e limpadores de copos ao Chef de Cozinha.
Ingredientes
– 80 gr de manteiga
– 70 ml de óleo (usei de girassol)
– 100 + 100 gr de açúcar
– 1 colher de sopa de açúcar baunilhado
– 4 ovos
– Raspa de 1 limão (usei laranja)
– 200 + 60 gr de farinha de trigo fina
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 125 ml de leite
– 60 gr de chocolate
Preparação
– Comece por bater metade do açúcar com a manteiga, óleo, açúcar baunilhado, raspa de limão ou laranja e gemas.
– Misture 60 gr de farinha com o fermento e vá juntando ao preparado anterior, alternando com o leite e até ter tudo incorporado.
– Derreta o chocolate em banho-maria e junte-o a metade do preparado anterior.
– Bata as claras com o restante açúcar até ficarem firmes, sedosas e fazerem picos.
– Vá juntando, alternadamente, as claras em merengue e a farinha peneirada a ambas as massas. Ou seja, metade da farinha e metade das claras são adicionadas à massa sem chocolate e a outra metade é adicionada à massa com chocolate.
– Tenha o forno aquecido nos 170º e uma forma de buraco untada com manteiga e polvilhada com farinha.
– Deite, alternadamente, porções das duas massas na forma para obter o efeito marmoreado.
– Leve a cozer durante 40 a 45 minutos (este foi o tempo que demorou no meu forno, a receita indicava 60 minutos).