Em vésperas de Halloween e do Dia de Todos os Santos, data em que há a tradição de fazer as “Broas dos Santos”, sugiro estas broas de cacau. Não são tão tradicionais, mas são uma maravilha para quem gosta do sabor amargo do cacau. Quem preferir umas broas mais doces, pode usar chocolate.
Para quem gostar das mais tradicionais, espreitem AQUI a receita que fiz o ano passado, ficaram umas broas muito saborosas.
Ingredientes para 20 a 25 broas:
125 gr de cacau em pó
100 gr de açúcar branco
130 gr de açúcar amarelo
125 gr de manteiga sem sal
120 gr de farinha
1 colher de café de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 ovo
1 colher de chá de essência ou extrato de baunilha
Preparação:
Bata a manteiga com os açúcares. Junte o ovo e a baunilha e continue a bater. Junte todos os ingredientes secos: farinha, cacau, bicarbonato e fermento. Bata até estar tudo bem misturado, tape com película aderente e reserve 30 minutos no frigorífico.
Aqueça o forno a 190º. Molde bolas com a massa, achate-as levemente e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve a cozer ao forno durante 15 minutos. Quando retirar as broas do forno, polvilhe-as com açúcar em pó e alfazema. São excelentes para servir ao lanche, com chá, café ou leite simples, que contrasta lindamente com o forte sabor a cacau.
Bom apetite e bom fim-de-semana!
Antes de irem ao forno: