Este foi o bolo que fiz para o 30º aniversário do meu querido sobrinho André. Bolo de bolacha, como ele pediu. Uma versão um pouco diferente da tradicional, mas que também ficou deliciosa. Fica muito cremoso e geladinho é fantástico. A minha sugestão é que o coloquem no congelador e tirem para o frigorífico 45 minutos antes de servir. O meu sobrinho gostou muito do bolo e isso é o que me deixa mais feliz!
Ele fez 30 e faz parte da minha vida há 25. Lembro-me bem das primeiras vezes que o vi, quando eu e o meu marido (na altura namorado) o íamos buscar ao infantário. Claro que cresceu muito desde então e não foi só fisicamente, foi como pessoa, que é o mais importante e que nem todos conseguem. Tenho muito orgulho no meu sobrinho e uma enorme amizade por ele!
Espero que vocês experimentem o bolo e que seja um sucesso tão grande como foi por aqui!
Ingredientes para um bolo grande:
5 pacotes de bolacha torrada (usei das retangulares)
4 chávenas (das de chá) de café forte sem açúcar + 1,5 a 2 chávenas iguais de leite magro (coloquem mais ou menos leite, conforme queiram o sabor do café mais ou menos intenso)
1 lata de leite condensado cozido (usei do cozido magro)
2 pacotes de natas para bater
500 gr de queijo ricotta (podem usar outro queijo creme,se preferirem)
Açúcar em pó a vosso gosto (usei cerca de 100 gr)
Raspas de chocolate e nozes picadas para guarnecer

#Vão precisar de um aro redondo de forma de bolo

Preparação:

Comece por preparar os cremes para que estes descansem no frio pelo menos uma hora antes de os usar. Bata o leite condensado com a batedeira elétrica até se desfazer completamente.Qunado estiver uniforme e sem grumos, vá incorporando as natas previamente montadas (batidas até ficarem firmes). Continue a bater com a vara de arames da batedeira para que fique tudo bem envolvido.
Em relação ao creme de queijo ricotta: deite o conteúdo das embalagens de queijo numa tigela e vá batando também com a batedeira elétrica para desfazer tudo. Junte açúcar em pó a gosto até estar doce o suficiente. Se gostarem, juntem umas gotas de essência de baunilha. Quando obtiverem um creme consistente, guardem no frio. Deixem ambos os cremes repousar cerca de uma hora no frigorífico.
Num prato fundo junte os cafés fortes e o leite. Num prato grande, coloque um aro de forma de bolo redonda. Vá embebendo as bolachas na mistura de café e dispondo-as até cobrirem toda a circunferência. Faça duas camadas de bolacha e junte uma camada de um dos cremes… outra camada dupla de bolachas e junte uma camada do outro creme e assim sucessivamente até terminar bolachas e creme. Depois de pronto leve o bolo ao congelador. Cerca de 45 minutos antes de servir, retire para o frigorífico. No momento de servir decore as laterais com nozes picadas e a parte de cima com raspas de chocolate. Eu também juntei uns paus de canela para decorar.

Bom apetite e bom domingo!