Primeiro dia de outono… pronto, já sabem que eu gosto é do verão, mas não deixo de fazer receitas por ele me virar as costas 😉 O outono também traz frutas boas, como os marmelos, os dióspiros e, mais tarde, as castanhas, que eu adoro! Por isso há que tirar partido do que cada epóca do ano tem de melhor, mais bonito e mais saboroso e seguir em frente de colher de pau na mão! Foi o que fiz com estes marmelos, espero que gostem da receita.
Ingredientes para 4 pessoas:
12 salsichas frescas de aves
2 marmelos grandes
1 cebola
1 dl de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1,5 dl de vinho licoroso (usei D. Elvira da Adega de Arruda)
Sal qb
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de mostarda
1 raminho de alecrim e outro de tomilho
1 chávena almoçadeira de arroz carolino
Caldo de carne qb
2 colheres de sopa de passas sultanas
1 colher de sopa de amêndoa laminada
Preparação:
Deite a manteiga num tacho anti aderente. Corte os marmelos em meias luas e retire apenas o caroço, deixando a casca. Coloque os marmelos no tacho para caramelizarem. Vá virando, quando estiverem dourados, junte o vinho licoroso e reduza o lume. Deixe estufar até estarem macios. Quando estiverem prontos, retire e reserve. Ao molho de estufar os marmelos, junte o mel e a mostarda e reserve.
No mesmo tacho deite metade do azeite e meia cebola picada. Deixe a cebola amolecer cerca de 2 minutos e depois junte as salsichas e as ervas aromáticas. Deixe estufar com o tacho tapado. Quando as salsichas estiverem prontas, junte todo o suco ao outro molho de vinho, mel e mostarda e reserve.
Entretanto vá fazendo o arroz. Refogue ligeiramente a outra metade da cebola com o azeite. Junte caldo de carne (duas vezes e meia a quantidade do arroz) e deixe ferver. Junte o arroz e as passas e deixe cozer durante cerca de 12 minutos. No fim junte a amêndoa laminada. Sirva as salsichas com este arroz cremoso e os marmelos. Regue os marmelos e a carne com o molho de vinho, mel e mostarda e delicie-se!

Bom apetite e bom fim-de-semana!