bacalhau à gomes de sá com cenoura 1
  • Facebook

bacalhau à gomes de sá
  • Facebook

Esta receita de Bacalhau à Gomes de Sá foi ligeiramente reinventada por mim porque, no dia em que resolvi fazer o prato, constatei que não tinha muita batata. E quem não tem batata, cozinha com cenoura ou com outra coisa qualquer 😉 Misturei as batatas que tinha com cenouras, o bacalhau e uma boa cebolada, como manda a receita tradicional. Como estava a reinventar o Bacalhau à Gomes de Sá, resolvi também fazer uma alteração em relação aos ovos. Em vez de os cozer, juntei-os crus e abertos por cima do bacalhau e cozinharam no forno. Isto permite cozinhar no forno até os ovos estarem sólidos e completamente cozidos ou deixá-los com a gema mole, o que vai dar ainda mais suculência ao prato. Também não tinha azeitonas, por isso guarneci apenas com salsa. Com tanta coisa em falta, tenho que ir às compras 😉

Ingredientes para 4 pessoas

4 postas de bacalhau
3 batatas médias a grandes
4 cenouras médias a grandes
3 cebolas médias
4 dentes de alho
1,5 dl de azeite
Sal e pimenta qb
1 raminho de salsa fesca

Preparação

Cozer as batatas, cenouras e bacalhau com água e sal. Cortar as batatas em cubos e as cenouras em rodelas. Retirar todas as espinhas e peles ao bacalhau e lascá-lo.

Com o azeite, cebolas em rodelas e alhos, fazer uma cebolada até a cebola estar macia. Juntas as lacas de bacalhau e envolver. Juntar as batatas e cenouras, misturar tudo e colocar num tabuleiro de ir ao forno.

Abrir 4 espaços e colocar um ovo aberto em cada espaço. Temperar os ovos com sal e pimenta. Polvilhar tudo com salsa picada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 10 minutos ou até a clara estar cozinhada. Este tempo vai permitir que a gema fique mole e mal cozinhada, se desejar a gema mais sólida, deixe no forno cerca de 15 minutos.

Sirva acompanhado com uma salada verde.

Bom apetite!