tarte de ovo
  • Facebook

  • Facebook

  • Facebook

Vi a Filipa Gomes fazer esta sobremesa num dos últimos programas, episódio dedicado à Itália, e pensei:  “ou vou a Itália comer isto ou faço isto em casa”. Como não se pode viajar de momento, decidi fazer cá em casa. E só vos digo que é uma torta brutalmente boa! Por fora, a massa tipo biscoito, tenra e crocante, por dentro um creme de leite e ovo aveludado e delicioso. E ainda os pinhões no topo do bolo, que dão aquele saborzinho magnífico e elegante que só os pinhões sabem oferecer. Experimentem e deliciem-se!

 

Ingredientes

Massa:
450 gr de farinha de trigo s/fermento
150 gr de açúcar branco
200 gr de manteiga (usei 160 gr)
2 ovos M
Recheio:
7,5 dl de leite
1 c. de chá de extrato de baunilha
2 cascas de limão
200 gr de açúcar
60 gr de amido de milho
3 Ovos M + 2 Gemas

Preparação

Comece por fazer a massa, misturando todos os ingredientes no processador de alimentos ou amassando bem até obter uma massa como se fosse de biscoito. Divida 1/3 para um lado e 2/3 para outro. Molde 2 discos, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico por 30 minutos.
Para o recheio, deite o leite num tacho, junte 1 colher de chá de extrato de baunilha, 2 casquinhas de limão e deixe infundir num lume médio.
Numa taça, misture 200 gr de açúcar com 60 gr de amido de milho. Acrescente 3 ovos médios mais 2 gemas e incorpore. Retire as cascas de limão do leite e junte-o ao creme de ovos, aos poucos e mexendo sempre.
Leve novamente a mistura ao lume cerca de 10 minutos, mexendo sempre até obter um creme de pasteleiro. Deite num tabuleiro e deixe arrefecer.
Pré-aqueça o forno nos 160º e polvilhe a bancada e a massa com farinha. Estique a maior porção de massa e forre uma tarteira forrada com papel vegetal. Recheie com o creme, tenda o segundo disco e coloque sobre a tarteira.
Calque as laterais com o rolo da massa para selar e descarte o excesso. Polvilhe com pinhões. Antes disso pode pincelar com gema de ovo, eu não o fiz, esqueci-me…
Leve ao forno por 50 minutos, na parte inferior e, passado esse tempo, aumente a temperatura para os 180º e deixe mais 10 a 15 minutos no nível central.
No momento de servir, polvilhe com açúcar em pó.
Bom apetite!